Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Capacitação contra corrupção e lavagem de dinheiro integra instituições da persecução penal

O primeiro dia do curso de capacitação contra corrupção e lavagem de dinheiro contou com a presença de autoridades representantes da persecução penal para nivelar os conhecimentos sobre as investigações que norteiam a prática dos crimes. A capacitação é realizada pela Secretaria de Segurança Pública, em parceria com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público e começou nesta quinta-feira (25.06).


O treinamento teórico e prático foi ministrado pelo coordenador do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) de Minas Gerais, Renato Froes. A cerimônia de abertura teve a participação de membros do conselheiro do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Ministério Público de Contas e Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Segundo Fróes, as investigações financeiras buscam identificar a origem e a localização de bens que caracterizam lavagem de dinheiro. Ele apresentou as novas jurisprudências que regem este tipo de investigação, bem como o funcionamento desta prática.

“O crime se caracteriza pela ocultação ou simulação da natureza e localização de um bem ou dinheiro fruto de algum crime antecedente. O laboratório de Lavagem de Dinheiro é uma das ferramentas para a investigação, que busca encontrar a prova material que comprove a origem ilícita de uma movimentação financeira”, explicou.

Conforme o Secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, busca-se, com a capacitação, nivelar os conhecimentos e favorecer o intercâmbio de informações entre os órgãos ligados à persecução penal. “É uma oportunidade de integração de órgãos para o enfrentamento conjunto. A aproximação da Segurança Pública com o Coaf permitirá que se conheça melhor o caminho do dinheiro da corrupção praticada por agentes públicos no Estado”, destacou.

Nesta sexta-feira (26.06), o curso terá continuidade com a palestra do coordenador do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) de Minas Gerais, Renato Froes, a partir das 8h .

No período da tarde, a partir das 14h, participará o coordenador do Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), Joaquim da Cunha Neto, que é o órgão de Inteligência brasileiro responsável por identificar todas as movimentações financeiras e aquisições atípicas. O curso acontece no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá.

Participam do treinamento juízes, promotores, procuradores, auditores, policiais civis e militares, peritos criminais, delegados federais, além de delegados federais e auditores da Controladoria Geral da União (CGU).

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet