Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Educação

Várzea Grande

Professores realizam ato público em frente a prefeitura e cobram atualização de piso salarial

Foto: Sintep

Professores realizam ato público em frente a prefeitura e cobram atualização de piso salarial
O Sindicato dos Servidores Públicos de Várzea Grande realizam a partir das 8h de terça-feira, 30, ato público no paço Couto Magalhães, em Várzea Grande. Os cerca de 23 mil servidores da área cobram a atualização do piso salarial. Na tarde de hoje, representantes da categoria irão participar de uma reunião co a secretária municipal de Educação, Zilda Pereira Leite de Campos.


Leia Mais:
Cobrando piso salarial, professores avaliam greve por tempo indeterminado a partir de hoje

Sem a atualização do piso salarial dos professores e funcionários de escola desde janeiro, a categoria em negociação com o secretário anterior acatou a proposta de atualização dos 13,01% do piso a partir de junho. 

O presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, explica que já foram encaminhados diversos documento que expõe as perdas salariais da categoria a antiga gestão do Executivo. “Se trata dos dois termos de mediação assinado pelo prefeito anterior no Núcleo de Conciliação do tribunal de Justiça, dos ofícios contendo a pauta de reivindicação da categoria e das negociações com o Secretário anterior que assegurou a atualização do piso para junho de 2015”, explica o presidente do sindicato.

Para o Professor Gilmar Soares Ferreira, a categoria não abre mão da atualização imediata do piso, ao mesmo tempo cobra uma programação das diferenças dos anos anteriores, que são dívidas da prefeitura para com os servidores.

Por meio de nota, a  Secretaria  Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer esclarece que o diálogo está e sempre esteve aberto junto aos professores da rede municipal de ensino. Esclarece ainda que as reivindicações tiveram início no ano de 2013 de lá para cá, conforme a categoria sindical, dois termos de mediação foram estabelecidos em março de 2014 e não cumpridos.

Cita ainda que a  atual gestão da Educação Pública de Várzea Grande, desde o final de maio quando a secretária assumiu a Pasta, iniciou um estudo das reivindicações junto as outras Pastas da Administração Pública – Planejamento, Gestão Fazendária e Controladoria Geral – observando os Órgãos de Controle e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por entender que os pleitos são antigos e que necessitam de avanços. As equipes da Educação estão empenhadas na busca de soluções.

Quanto ao Plano Municipal de Educação, a titular da pasta Zilda  Pereira Leite, destacou  saber da importância do Plano decenal e da necessidade de cumprimento dos prazos visto que o último Plano Municipal de Educação foi preparado e elaborado no ano de 2004, quando era secretária de Educação, bem como restabelecimento do diálogo com professores e categoria sindical em encontrar soluções compatíveis tanto dentro das possibilidades da Administração Pública e mais próximo possível das reivindicações da classe.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet