Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Habitação, saneamento e mobilidade são destaques em acordo de resultados

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) deu início a diferentes ações do programa “Transforma Mato Grosso”, lançado nesta segunda-feira (06.07). Dentre as políticas públicas em andamento estão a retomada das obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo, ações nas áreas de habitação e saneamento básico, e ainda projetos nos setores de mobilidade e acessibilidade. O acordo de resultados voltado para a Secid faz parte do eixo “Cidades para Viver Bem – Municípios Sustentáveis”. 


Das obras da Copa do Mundo, que deveriam ter sido entregues em 2014, três já foram retomadas pela atual gestão. Em estágio avançado, o retaludamento do Morro do Despraiado foi a primeira a ter ordem de serviço assinada pelo secretário Eduardo Chiletto, em 25 de maio. Na última semana, a Secid assinou as ordens de serviço para as duplicações da Rodovia Mário Andreazza e Estrada da Guarita. A expectativa é de que a empresa Agrimat, responsável por ambas as vias, reinicie as atividades esta semana. 

Em relação ao saneamento, em junho deste ano foi autorizada a contrapartida de R$ 2,5 milhões para a elaboração dos planos de saneamento básico de 105 municípios de Mato Grosso. O projeto, que também conta com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem objetivo de planejar as ações para áreas de tratamento de água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem de cada uma das cidades. 

Para ampliar a acessibilidade da população, já está em desenvolvimento um manual de calçadas para Mato Grosso, além do projeto que prevê transformar áreas de estacionamento em ambientes de convivência. Também está sendo elaborado o plano cicloviário que irá integrar os parques, criando assim rotas verdes na região do Vale do Rio Cuiabá. A primeira etapa para reforma do Centro Político Administrativo também está programada para acontecer este ano. 

Na área de habitação, famílias de 99 municípios irão receber novas casas. As moradias compreendem o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), que contempla municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Também está programada a entrega de residências do Programa Minha Casa, Minha Vida para Mato Grosso. A Secid destaca que as casas que serão conclusas este ano já contam com beneficiários definidos. 

Além disso, está programada a ampliação e reforma do sistema de esgotamento sanitário de aldeias indígenas, como também implantação do sistema para captação e distribuição de água em comunidades de diversos municípios. “A Secretaria tem trabalhado para cumprir o acordo de resultados e ampliar ações de melhorias para a população de Mato Grosso. As atividades já foram iniciadas e as equipes da Secid têm atuado diariamente para cumprir com os prazos”, destacou Chiletto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet