Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Servidores são capacitados para fazer o enfrentamento ao crack

Gestores da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) receberam Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pelos relevantes serviços prestados no trabalho de prevenção ao uso de drogas. A entrega do título, realizada na noite desta segunda-feira (13.07), celebrou os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). 


O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, cel. PM Clarindo Alves de Castro, o secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, e o coordenador Estadual de Políticas Sobre Drogas, Néio Lucio M. Lima, receberam a honraria, realizada por meio do requerimento do deputado estadual Sebastião Rezende. 

Márcio Dorilêo citou que 70% dos adolescentes em conflito com a lei são oriundos de lares desestruturados e que mais de 70% são cooptados pelas drogas. Para ele, “as drogas causam desestruturação porque atacam as famílias, e o Proerd imprime o espírito de enfrentamento através da informação e persuasão dos jovens, e é esse o caminhão que vai nos assegurar a criar nossos filhos com mais segurança”. 

Trabalhos como a realização da 13º edição da Semana Estadual de Prevenção ao uso/abuso de Drogas, promovida em junho deste ano pela Coordenadoria Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coesd), vinculada a Secretaria Adjunta de Justiça (Saju) da Sejudh, garantem o reconhecimento das ações executadas pela pasta nesta área. Durante os seis dias do evento, mais de 1.600 pessoas estiveram presentes em diversos locais da cidade, assegurando a universalidade das discussões acerca de políticas públicas sobre o tema. 

Tendo em vista a importância do combate ao uso de drogas na infância e na adolescência, os trabalhos foram encerrados na Escola Estadual Presidente Médici, com alunos da rede pública estadual, onde foi apresentada uma performance teatral seguida de diálogo com perguntas e respostas. 

A Secretaria Adjunta de Justiça realiza uma série de atividades nas unidades do Sistema Socioeducativo, responsável por transformar o processo de responsabilização do adolescente num processo com caráter educativo e de desenvolvimento da cidadania, com respeito aos direitos humanos e, objetivando a redução dos diferentes tipos de violência, transformando as medidas socioeducativas aplicadas em instrumentos capazes de alcançar seus objetivos de reinstituição de direitos, reinserção social, cultural e profissional, interrompendo assim a trajetória infracional do adolescente, que na maioria das vezes se dá com o envolvimento com entorpecentes. 

A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária também tem prestado importantes serviços à sociedade, combatendo o uso e o tráfico de drogas dentro das 65 unidades que compõe o Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT), além das parcerias que efetua com outros órgãos da Segurança Pública, onde busca promover o combate as drogas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet