Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Sarney é acusado de empregar funcionária fantasma no Senado

Denúncias de envolvimento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em contratações suspeitas de servidores para os quadros da Casa não param de surgir. Uma nova acusação afirma que Gabriela Aragão Guimarães Mendes, filha do ajudante de ordem de Sarney, Aluísio Mendes Filho, é funcionária fantasma do gabinete do peemedebista.


Segundo reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", Gabriela, que é estudante, foi nomeada em 5 de janeiro de 2007 pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia e recebe salário, mas não aparece para trabalhar.

A assessoria de imprensa do presidente do Senado informou à Folha Online que está apurando a denúncia e que uma nota deve ser divulgada para comentar o caso. A nossa reportagem ligou no gabinete de Sarney e o funcionário afirmou que não tinha informações para confirmar se Gabriela é ou não servidora do local.

O presidente do Senado foi denunciado ao Conselho de Ética da Casa pelo PSDB e pelo PSOL, entre outras acusações, por ter favorecido a nomeação de aliados e familiares por atos secretos. De acordo com o PSOL, 15 pessoas ligadas diretamente ao presidente do Senado teriam sido beneficiadas com os atos, entre eles o que nomeou seu neto João Fernando Sarney para o gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

A situação de Sarney ficou mais delicada depois que foram divulgadas gravações da Polícia Federal que indicaram que Sarney participou diretamente na contratação do ex-namorado de sua neta, nomeado por ato secreto. Trata-se de Henrique Bernardes, que tem cargo com salário de R$ 2.700 na Diretoria Geral, mas dá expediente no serviço médico do Senado.

O PSOL deve protocolar hoje nova representação. Com a reclamação, Sarney terá que enfrentar nove acusações por quebra de decoro parlamentar no colegiado. Ontem, ele foi denunciado em três representações do PSDB, além de já responder a outras quatro denúncias apresentadas pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

As punições para Sarney vão desde uma simples advertência verbal até a cassação de seu mandato. A pena tem que ser decidida pela maioria dos conselheiros e em seguida referendada pela maioria do plenário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet