Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Setas vai priorizar capacitação dos profissionais da assistência

Capacitar os servidores e gestores da rede socioassistencial é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Este propósito do Governo do Estado foi destacado na manhã desta quinta-feira (23.07) pelo titular da pasta, secretário Valdiney de Arruda, na abertura da Conferência Municipal de Assistência Social de Várzea Grande. 


O secretário afirmou que a Setas vai, junto com os municípios, encontrar mecanismo para contribuir com a capacitação dos profissionais que trabalham com a política de assistência social. “Esta é uma causa nobre, um setor que lida com pessoas. Isso significa que também precisamos investir na política de contratação e de profissionalização do serviço, incluindo não só os servidores do município, mas aqueles que prestam serviços por meio de Ongs”. 

Valdiney de Arruda observou também que os clientes da Assistência Social já chegam com muitos conflitos na rede socioassistencial. “Por isso precisamos evoluir, fortalecendo os profissionais da assistência para que cada vez mais eles tenham capacidade de entender esse público. Até porque muitas vezes a assistência acaba ficando sobrecarregada por conta da deficiência de outras políticas”. 

Nesse sentido, o secretário ressaltou a importância do envolvimento de outras secretarias para que elas também façam a sua parte. “Já tivemos um longo diálogo com a saúde e em breve estaremos atuando de forma conjunta, principalmente na notificação da violência. Também debatemos com o Tribunal de Justiça, Promotorias e outros setores afins”. 

Essa articulação é justamente para que outros setores não depositem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atendimentos que não são da responsabilidade da área. “Estamos estabelecendo uma gestão integrada. Este é o caminho para que as políticas públicas sejam eficientes e os resultados sejam satisfatórios, com reflexos diretos do desenvolvimento social”, frisou o secretário. 

Conferência - O secretário Valdiney de Arruda reconheceu que as Conferências de Assistência Social, nas várias esferas de governo, representam um grande mecanismo de discussão e a oportunidade de ouvir as instituições públicas e privadas, profissionais, gestores e a sociedade organizada. “E o que se quer das conferências é que o consenso das discussões promova o avanço”, finalizou. 

Em Várzea Grande o evento contou com a participação da prefeita, Lucimar Campos, gestores, servidores da rede e a sociedade organizada. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet