Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Vandalismo

Em situação precária, ‘mirante’ da Arena Pantanal tem vidros quebrados e diversos problemas; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em situação precária, ‘mirante’ da Arena Pantanal tem vidros quebrados e diversos problemas;  fotos
A Arena Pantanal acumula problemas não só na sua área interna, mas também na parte externa do Complexo. A escalinata (chamada de ‘mirante’ pela maioria da população) está em situação precária e apresenta diversas patologias. A reportagem do Olhar Direto esteve no local e encontrou vários vidros quebrados, árvores morrendo, além de outras irregularidades. À reportagem, o secretário de cidades, Eduardo Chiletto, dsse estar de mãos atadas, e que não pode fazer grandes mudanças enquanto a obra não for finalizada totalmente.


Leia mais:
Jornal Nacional volta a expor problemas das obras da Copa e afirma que VLT possui “22 quilômetros de lixo acumulado”; veja
 
O mirante, construído com a intenção de ser um espaço de lazer para a população e que deveria oferecer ao público uma área de serviços, com banheiros, restaurantes e choperias, além de visitação ao Museu do Futebol, está longe do ideal para qual foi projetado. “No local poderão ser realizados shows e peças de teatros, por exemplo”, disse em 2013 o arquiteto da extinta Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA (Secopa), Ivan Almeida, quando a obra estava sendo feita.


 
A reportagem esteve no local na última quinta-feira (23) e se deparou com uma situação de abandono. O piso da escalinata - feito de madeira - está em sua maioria solto, inclusive com parafusos a mostra, o que provoca risco para a população. Também foi possível identificar diversos vidros quebrados. Em alguns dos pontos, havia apenas uma fita de isolamento, sem proteção alguma.
 
Sem cuidado, as árvores que ficam na escalinata estão morrendo. O que fica é a impressão de que o local poderia ser utilizado de uma forma melhor. Com uma bela vista, um clima agradável e estacionamento gratuito, o espaço tem tudo para ser um ótimo ponto de encontro, com bares por exemplo.



Outro lado

O titular da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, disse em entrevista ao Olhar Direto que conhece os problemas apontados: “A gente vê que na parte externa temos alguns problemas. Alguns por conta do mal uso do espaço público. Quebrar vidro de um espaço muito bonito como aquele é um vandalismo. É um local usado por várias famílias. É falta de educação de quem faz isso, as pessoas tem que tomar consciência de que ali tem de ser cuidado melhor que a nossa casa, porque é de todo mundo“.

“Mesmo com a Polícia Militar, alguns aproveitam para depredar o patrimônio público. E isto a empresa não vai pagar, é mau uso nosso. São coisas caras que vão ter de sair dos cofres públicos. Ali é um local alto, corre risco de uma criança ou idoso cair. Emergencialmente, vamos tirar os vidros daquela parte do fundo e passá-los para frente, onde tem uma circulação maior. Depois, faz o bloqueio da parte do fundo, até que tudo esteja arrumado”, acrescentou o secretário.

Por fim, o titular da pasta afirma que por conta da não finalização da Arena Pantanal, fica de mãos atadas: “Hoje eu não posso mexer na parte externa da Arena Pantanal, pois precisamos da certificação ambiental. Não posso nem furar um buraco para plantar uma árvore. Porém, depois que isto estiver pronto, faremos adaptações por lá. Chamamos o arquiteto do local, fizemos uma pesquisa e há espaços para colocarmos bares, restaurantes, lanchonetes. São coisas que tenho o desejo de fazer, mas preciso do local pronto. Estamos trabalhando para isto”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet