Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

na segunda-feira

Servidores de VG realizam ato público e avaliam proposta em assembleia

Servidores de VG realizam ato público e avaliam proposta em assembleia
Os servidores do ensino público de Várzea Grande realizam ato público no dia 3 de agosto a partir das 8h da manhã em frente à sede da Prefeitura de Várzea Grande.  A categoria ameaça deflagrar greve na cidade, mas durante o ato irá realizar uma assembleia para votar a proposta apresentada pelo município. No total, são cerca de 23 mil alunos atendidos na cidade.

 
Leia Mais:
Professores participam de jornada formativa em Sinop

No entanto, na avaliação da secretária geral do Sintep/VG, Aparecida Cortez, a proposta não oferece as condições para a suspensão da greve já deflagrada, uma vez que a mesma não assegura o mínimo em termos de alinhamento salarial da categoria”, avalia, ressaltando que a categoria fará a devida avaliação da proposta.

A segunda proposta de atualização do piso salarial apresentada pela administração de Várzea Grande em Ofício assinado pela Secretária Municipal Zilda Pereira Leite mantém e aprofunda prejuízos salariais para os educadores de Várzea Grande. Pois, desconsiderando o princípio basilar da valorização profissional previsto na Constituição Federal e no Plano de Carreira Cargos e Salários (PCCS) conquistado pelo categoria em 2010.

Para o professor Gilmar Soares, presidente do Sintep/VG, a segunda proposta aponta para duas consequências consideradas graves. Primeiro, aumenta as diferenças salariais entre os profissionais da educação ao propor 13,66% apenas para professores, mesmo que em duas vezes (na primeira proposta era em quatro vezes) e Segundo, rebaixa ainda mais, de forma brutal o salários dos funcionários de escola ao propor apenas 08% para sua recomposição salarial.


Proposta e Diálogo
 
De acordo com assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Grande, a formulação da segunda proposta decorre do  respeito que a municipalidade tem pelos profissionais da Educação, enfatizou a superintendente de Gestão Escolar, Maria José de Paula Lima. Ela salientou que a Educação instituiu grupo de trabalho no início do mês para analisar as reivindicações do Sintep e deliberar quais itens podem ser atendidos. 

Em reunião realizada na noite de ontem, entre membros do Sindicato e a direção da Secretaria de Educação, a secretária Zilda Pereira Leite apresentou oficialmente a nova proposta, que consiste na implantação do reajuste de 13,66% em duas parcelas, para serem incluídas já na folha de pagamento dos meses de agosto e setembro próximos, ou parcela única, de 8,5%, para todos os profissionais da Educação, na folha de agosto/2015.

A proposta, segundo a secretária Zilda Pereira Leite, foi cuidadosamente estudada pela equipe econômica da administração municipal quando da sua elaboração, levando-se em conta as condições de desembolso das verbas destinadas à Educação quanto às determinações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também ponderou que o orçamento destinado ao pagamento de Recursos Humanos já se encontra no limite da lei. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet