Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Baleia jubarte presa em rede ganha a ajuda de pescadores no litoral de SP

Uma baleia jubarte apareceu, nesta segunda-feira (3), próximo a uma praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo, e contou com a ajuda de seis pescadores para se livrar de um tipo de rede de pesca que estava enroscada no corpo dela.


Os pescadores estavam em três lanchas, a cerca de 4 km da praia quando avistaram a baleia. Eles perceberam que o animal estava se debatendo e encontraram uma espécie de rede enrolada no corpo dela. Dentro do barco e a uma distância segura, os pescadores conseguiram alcançar uma das partes da rede e começaram a puxar o fio. Em seguida, cortaram o material e arrastaram a rede para dentro da embarcação. Após a ajuda, a baleia jubarte voltou a nadar livremente e não foi mais vista pelos pescadores.

"Acho que é a terceira vez que eu vejo uma baleia por aqui, mas bem de pertinho foi a primeira. O mais legal foi que conseguimos ajudá-la. Ela tinha uma rede presa ao corpo e parece que pedia para alguém tirar, foi quando conseguimos encontrar o fio e cortar. Depois, ela ficou lá se exibindo para nós, como se agradecesse", relembra o pescador Cícero Barbosa que aproveitou para tirar uma foto com a gigante de cerca de 10 metros de comprimento.

Embora a presença de uma baleia chame a atenção, Andrea Maranho, bióloga e responsável pelo Instituto Gremar, que cuida da reabilitação de animais marinhos no litoral paulista, explica que a passagem das baleias pela costa brasileira é comum.

"É uma baleia jubarte. Durante o inverno, elas migram para águas tropicais e subtropicais até o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, para cuidar dos filhotes e namorar, passando pela nossa região. Como elas sobem a costa (sentido Nordeste) conseguimos avistar com mais facilidade", explica.

Até a Bahia
As jubartes podem pesar até 40 toneladas e se aproximam da costa nos meses de junho e julho, permanecendo até novembro e dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. De acordo com pesquisas do projeto Baleia Jubarte, que estuda o ciclo de vida da espécie no Brasil, o animal costuma se reproduzir ao longo da costa do Nordeste, no Banco dos Abrolhos, considerado o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet