Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Susto no ar

Aeronave que sofreu despressurização chegando a Cuiabá perdeu 75% da altitude em 10 minutos; veja

Foto: Do Internauta

Aeronave que sofreu despressurização chegando a Cuiabá perdeu 75% da altitude em 10 minutos;  veja
O Boeing 737-800, da GOL Linhas Aéreas (registro PR-GGD), que sofreu uma despressurização enquanto realizava o procedimento de descida para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), desceu cerca de 30 mil pés em 10 minutos, segundo o site Flightradar24 que acompanha as aeronaves em tempo real. O gráfico disponibilizado pelo site mostra ainda que houve uma aceleração enquanto o avião diminuía a altitude.


Leia mais:
Avião perde altitude e causa pânico a passageiros; reitora e deputado federal estavam a bordo
 
O gráfico do voo mostra que a aeronave estava em uma altitude de cruzeiro de 40 mil (aproximadamente 12 mil metros) pés quando iniciou a descida e mantinha uma velocidade aproximada de 440 nós (815 km/h). Porém, em apenas 10 minutos, o avião desceu para 10 mil pés (aproximadamente 3 mil metros). Foi uma perda de 75% da altitude o que é incomum, se comparadas as duas últimas descidas realizadas na segunda (10) e terça-feira (11), quando baixou cerca de 22 mil pés. (Clique AQUI para conferir o gráfico)

Analisando o gráfico do voo é possível ver que a taxa de descida da aeronave também é diferente (mais acentuada) das dos outros dois voos de segunda e terça-feira. Também é possível notar que em dado momento do procedimento, a aeronave acelerou para 464 nós (859 km/h), uma velocidade que também não é normal em um procedimento de descida, onde ela tende a diminuir.
 
A aeronave que sofreu o problema não é das mais novas na frota da GOL. Ela foi recebida no dia 21 de abril de 2008 pela companhia, mas ainda é considerada nova em termos de aviação. Após o pouso em Cuiabá, o avião não seguiu para outro destino, segundo o site Flightradar24.

Clique AQUI para conferir os dados do voo que sofreu problemas na noite da última quarta-feira (12). Compare com o voo de segunda-feira (clicando AQUI) e de terça-feira (clicando AQUI).
 
O caso
 
Os passageiros do voo da Gol  G3 1528 -  Brasília (DF) a Cuiabá (MT) -  vivenciaram momentos de pânico na noite de quarta-feira, 12.  Relatos de testemunhas indicam que a aeronave passou a descer e houve despressurização,  máscaras de oxigênio foram disponibilizadas, o que aumentou a tensão. Entre os passageiros estavam o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, além de assessores. O avião pousou em Mato Grosso por volta das 23h30.
 
Relatos de testemunhas apontam que houve muita gritaria e algumas pessoas passaram mal com a descida abrupta. Apesar do susto, a aeronave pousou no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, sem o registro de feridos.
 
Por meio de nota, a companhia aérea Gol informou  que, durante o procedimento de descida do voo G3 1528, entre Brasília (DF) e Cuiabá (MT) registrou-se uma indicação de limitação técnica, mas não especifica qual o problema. 
 
“A Gol informa que, durante o procedimento de descida do voo G3 1528, entre Brasília (DF) e Cuiabá (MT), após uma indicação de limitação técnica da aeronave, o comandante acionou as máscaras de oxigênio e agilizou a aproximação para o pouso de forma preventiva. O desembarque ocorreu normalmente e os clientes receberam o atendimento necessário. A GOL lamenta pelo desconforto e ressalta que tais medidas visam a preservação do valor número um da companhia, a segurança”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet