Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Governo, universidades e sociedade civil discutem Ciência e Tecnologia em Cuiabá

Representantes do Governo de Mato Grosso, da indústria, do comércio e outras instituições estiveram reunidos em Cuiabá nesta quinta-feira (13.08) para discutir os temas prioritários da Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa é a primeira fase de um trabalho planejado para ser realizado em quatro etapas na construção da Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). 


Luciene Fitipaldi, mediadora do grupo que discutiu o eixo “Inovação nas ICTs e nas empresas” disse que os participantes são muito qualificados e isso facilitou o debate. “Mesmo havendo gente de diferentes setores, empresas e órgãos do Estado, houve pouca discordância e muita intenção de somar” afirmou a gestora da Secretaria de Planejamento. O mesmo foi apontado pelo secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Elias Andrade. Para ele o que ficou mais evidente, na discussão do eixo “Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação” foi a necessidade de uma proposta de lei para o setor. 

O compromisso em apresentar uma proposta que seja executável pelo Estado foi destacado por Dionei da Silva, mediador do eixo “Educação Superior e pós-graduação”. Segundo Dionei, “houve muita interação entre os debatedores, sempre buscando a construção de propostas”. 

Os cinco eixos temáticos são: Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação nas ICTs e nas empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; Educação Superior e pós-graduação; e Educação Profissional. 

A próxima etapa acontece nos dias 22 e 23 de setembro, quando as propostas colhidas nesta quinta serão sistematizadas e apresentadas como uma versão preliminar da Agenda Estratégica. Os mesmos participantes irão analisar o documento e no dia 25 de outubro as propostas prioritárias serão validadas. 

Todas as etapas de elaboração da agenda contam com aporte metodológico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que subsidia o Ministério em processos coletivos de tomadas de decisão. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet