Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ação conjunta

Governo discute parceria com Bolívia para melhorias na região de fronteira

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Governo discute parceria com Bolívia para melhorias na região de fronteira
Com objetivo de retomar o diálogo e fortalecer os laços, firmando novas parcerias, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, se reuniu na última sexta-feira (14), no Palácio Paiaguás, com representantes da Prefeitura de San Matias, na Bolívia, pecuaristas e empresários mato-grossenses, para debater melhorias com relação a logística e infraestrutura na região de fronteira do estado.


Leia mais:
Produtores levam preocupação sobre fronteira com a Bolívia para Taques

Durante a reunião em Cuiabá, o diretor general de coordenação institucional da Prefeitura de San Matias, Victor Hugo Nin Saavedra, relembrou o histórico de parcerias entre o Governo de Mato Grosso e a Bolívia, como os bolivianos que são atendidos pelo sistema de saúde mato-grossense, e também da possibilidade de intercâmbios culturais, sociais e econômicos.

Segundo o diretor, aproximadamente 20 mil mato-grossenses estudam no país. Saavedra informou que o número poderá ficar ainda maior, uma vez que a cidade receberá a Universidade Aquino Bolivia (Udabol). Por conta disso, existe a necessidade de instalar mais agências do Banco do Brasil na região e consulados.

Saavedra lembrou ainda que pecuaristas e empresários mato-grossenses mantêm áreas na região de San Matias e Santa Cruz. A comissão também entendeu a necessidade de criação de um sindicato internacional para tratar de assuntos agropecuários.

Para o diretor, o transporte de cargas pode ser realizado via Oceano Pacífico, uma vez que um tratado com o Chile permite que a Bolívia construa portos no país vizinho. “A Bolívia precisa entrar no Pacífico e Mato Grosso também, essa é uma boa possibilidade para os dois”. 

Conforme Saavedra, a região sofre devido a precariedade das estradas da região de fronteira, sobretudo, no lado boliviano. Ele convidou o governador Pedro Taques para visitar o país e se encontrar com o governador Ruben Costa.

Paulo Taques afirmou que vai levar todas as questões levantadas para o governador e o prefeito de Cáceres, para discutir melhorias e soluções para o território. “O nosso governo pretende corrigir todos esses anos de falta de interlocução e comunicação com os nossos irmãos bolivianos. Precisamos fortalecer essa aproximação e criar um ambiente de negócios”, concluiu. 
 
O encontro é o primeiro resultado da Reunião Inter Câmaras Cáceres - San Matias, realizada no último 11 de agosto, na cidade de San Matias, que havia reunido autoridades, representantes do poder executivo, legislativo, entidades federais e estaduais de segurança que atuam na fronteira, além de empresários que mantém atividades nos dois países.

Participaram da reunião em Cuiabá, o diretor general de coordenação institucional da Prefeitura de San Matias, Victor Hugo Nin Saavedra; Ronald Galvez Yusth, gerente nacional de relações internacionais; Juliano da Costa Marques Miranda, representando os pecuaristas; e Rodrigo Menezez, gerente de engenharia da Empresa Mato-grossense de Participações e Projetos S.A (MTPAR). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet