Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Pedido

Filho de servidor vítima de atropelamento faz apelo a Mauro e Taques: “Não desejaria ter o mesmo fim”

Foto: Reprodução/Facebook

Filho de servidor vítima de atropelamento faz apelo a Mauro e Taques: “Não desejaria ter o mesmo fim”
O jovem José Pedro de Oliveira Cardoso, 22 anos, fez um apelo ao prefeito Mauro Mendes (PSB) e ao governador do Estado, Pedro Taques (PSBD) nesta terça-feira (22). Ele pede que as calçadas da avenida São Sebastião e dos arredores da Praça Popular sejam reestruturadas para que os deficientes físicos não sofram com os problemas. José é filho do ex-servidor da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Enéas Cardoso Filho, que morreu em novembro de 2013, atropelado por um adolescente de 14 anos, enquanto andava de bicicleta pela avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. “Não desejaria ter o mesmo fim”, disse o rapaz.


Leia mais:
Servidor da Sefaz é vítima fatal de atropelamento na Migue Sutil; menor dirigia; fotos
 
José aproveitou o dia do seu aniversário para fazer um apelo às autoridades responsáveis: “Ilmo Sr. Prefeito Mauro Mendes, Governador Pedro Taques, teria como nesta data 22 de setembro de 2015, pedir um presente de aniversário? Moro há 22 anos neste bairro, fica à 200 metros da praça popular e meu Babo me conduz na cadeira de rodas entre os carros em plena avenida São Sebastião, pois não existe calçada para poder passar. Quem sabe iniciando em meu bairro, os outros sigam o exemplo?”, escreveu o jovem em seu perfil do Facebook.


(Foto: Reprodução/Facebook)
 
Como medo do que possa acontecer se a situação não mudar, o jovem lembra o destino trágico de seu pai, que perdeu a vida enquanto andava de bicicleta pela avenida Miguel Sutil: “Lembrando que meu pai, Enéas Cardoso Filho, foi atropelado andando de bicicleta na avenida Miguel Sutil, em 2013, por um garoto de 14 anos. Não desejaria ter o mesmo fim. Desde já agradeço”.
 
O rapaz é deficiente físico e precisa da cadeira de rodas para se locomover. Toda vez que sai, ele precisa contar com a ajuda de alguém para empurrar a cadeira. As calçadas de Cuiabá, principalmente do centro da cidade, não são adaptadas aos portadores de necessidades especiais, o que dificulta que as pessoas possam andar tranquilamente para onde queiram.
 
Morte do servidor
 
O então presidente da Associação dos Funcionários da Fazenda de Mato Grosso (Affemat), Enéas Cardoso Filho, que também era funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), morreu em novembro de 2013. Segundo informações da Polícia Militar, um menor (14 anos), pegou a caminhonete do avô escondido e saiu pela avenida Miguel Sutil.
 
Durante o trajeto, o adolescente perdeu o controle e atropelou o ex-servidor e mais duas pessoas (o procurador do Estado Anderson Rafael Ferreira, de 23 anos, que teve um traumatismo craniano e o marceneiro Wanderlei Gomes da Silva, de 39 anos, que teve fratura na perna direita).
 
Testemunhas relataram que o condutor do veículo dirigia de maneira "estranha". "Parecia fazer zig-zag na pista. O carro fazia seguidas frenagens e logo depois parece ter perdido o controle da direção”. O veículo atingiu o grupo, subiu a calçada e bateu no portão do Hotel São Francisco, parando somente já próximo a entrada da hospedaria.

Outro lado

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá informou ao Olhar Direto que a "construção e adequação das calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Cabe à Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, a fiscalização e notificação aos donos dos imóveis sobre a irregularidade, para que eles corrijam o problema.  Essas ações já são realizadas através do projeto 'construção de calçada'".

Ainda foi dito que: "No que tange à acessibilidade das calçadas  – lixo acumulado, rampas em locais indevidos – a secretaria de Ordem Pública age por meio de denúncias que podem ser feitas no telefone 0800-647-5330. É necessário que a pessoa que constatar esses problemas que as impede de ir e vir acionem a secretaria para que uma equipe vá ao local verificar a situação e, caso necessário, notificar o proprietário do imóvel para regularizar".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet