Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Não oferece risco

Reaberta visitação a Circuito das Cachoeiras no Parque de Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Reaberta visitação a Circuito das Cachoeiras no Parque de Chapada dos Guimarães
O Circuito das Cachoeiras, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, foi reaberto hoje, 25, e poderá ser visitado com acompanhamento de guias autorizados. Visando a segurança dos visitantes, o Instituto Chico Mendes (ICM-bio), havia suspendido o passeio a alguns atrativos, já que estes ainda apresentavam relativa proximidade com linhas de fogo situadas fora do Parque. Completam os pontos reabertos à visitação o Vale do Rio Claro e a Cidade de Pedras.


O circuito, formado pelas águas do córrego Independência, desce pelo cerrado formando seis cachoeiras: 7 de Setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência. Até a decisão, todo o trajeto era liberado para banho, exceto a Cachoeira Independência, também conhecida como Cachoeira dos Malucos.

Leia mais:
Por medida de segurança, Instituto fecha pontos turísticos de Parque Nacional de Chapada

De acordo com o Instituto, mesmo depois que o fogo havia sido controlado, no último dia 12, brigadistas do ICMBio prosseguiram com os trabalhos de controle de focos e monitoramento das áreas danificadas no entorno e interior do Parque.

Além deles, o trabalho contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT), o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e os proprietários e moradores das áreas externas atingidas.

Por motivo de segurança, e para abrigar toda a operação logística de combate ao fogo, permanecem interditados o Véu de Noiva e a Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha. Para recuperação ambiental, seguem fechados o Morro São Jerônimo e a Trilha da Casa do Morro/Carretão.
Recuperação da fauna

Um filhote de anta (Tapirus terrestres) e dois filhotes de cateto (Pecari tajacu) foram resgatados esta tarde por brigadistas do Prevfogo/IBAMA, a serviço do combate ao incêndio florestal na área. Segundo o instituto, o resgate da fauna impactada pela ação do fogo é um trabalho importante para a manutenção da biodiversidade. Os animais foram deslocados para áreas menos danificadas, onde foram colocados junto de seus pais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet