Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Insegurança

Em 48 horas, polícia registra cinco mortes e pelo menos duas tentativas de homicídio

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto/ Ilustração

Em 48 horas, polícia registra cinco mortes e pelo menos duas tentativas de homicídio
As forças de segurança pública de Cuiabá e Várzea Grande registraram cinco execuções nas últimas 48 horas. Além disto, houve pelo menos duas tentativas de homicídio. O fato tem despertado medo na população. 


Leia mais:
Número de roubos cresce 93% em Cuiabá e aterroriza população; Governo cita que aumento é reflexo da crise
 
De acordo com as informações da Polícia Militar, três homicídios foram registrados só no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Duas, das cinco mortes, aconteceram na noite de terça-feira (06), em um deles, um dos criminosos que teria atirado contra uma viatura da Polícia Militar, morreu após reagir a abordagem, na região do Ouro Fino, e trocar tiros com os militares.
 
Outros dois homicídios também foram registrados no bairro Cristo Rei. Em um deles, a suspeita é que o grupo de extermínio, denominado Liga da Justiça, possa ter atacado novamente e matado uma pessoa, identificada como Josenir. Um colega, que estava próximo dele também foi atingido, mas sobreviveu. Recentemnete, o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, rechaçou a hipótese de um grupo de extermínio atuando na região.
 
Nesta manhã, outro homicídio foi registrado no Ribeirão do Lipa, em Cuiabá. Uma mulher, Márcia Souza Menezes, matou o marido com uma facada no peito. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A acusada está presa e alega legitima defesa.
 
No último final de semana (de 02 a 04 de outubro), diversos estabelecimentos tiveram ocorrências desta natureza em Cuiabá, principalmente em áreas nobres, como a Praça Popular. Em um dos casos, seguranças do Big Lar detiveram um homem que tentava arrombar um veículo no estacionamento do local. O suspeito já havia desativado o alarme do carro com um dispositivo para tais fins.
 
Na manhã de sábado (03), dois criminosos invadiram uma padaria, localizada na Praça Popular. Armados, eles renderam clientes e funcionários. Segundo testemunhas, a dupla levou todo o dinheiro do caixa e também pertences das vitimas. Eles fugiram em uma moto. Os clientes ficaram muito assustados com a situação. Também foram registradas ocorrências em bares e locais de muito movimento. Levantamento realizado pelo Olhar Direto mostra que o número de roubos em Cuiabá aumentou 93% entre janeiro e agosto, de acordo com dados oficiais da Polícia Civil. 
 
Outro lado
 
Na manhã de hoje,  o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, negou que exista uma falha da pasta no Estado: “Não, de forma alguma, não existe falha na estratégia de segurança pública. Em primeiro lugar, você tem que der estes dados completos para saber se incrementou e quanto aumento. Vocês não podem ter a pretensão de que Mato Grosso acabe com a criminalidade. Existem crimes passionais, que não tem como prever. O Estado tem de punir, não tem como impedir casos deste tipo, motivados por paixão”.
 
“Houve sim, e isso a população percebe, uma redução significativa em roubo a banco. Várzea Grande, que era considerada a cidade mais violenta de Mato Grosso, está experimentando uma redução consistente do número de roubos. É importante considerar o seguinte, o número de roubos subiu, mas a maioria é de celulares e não a veículo ou residência”, acrescentou o secretário.
 
Por fim, Mauro Zaque confirmou que a crise econômica pela qual o país passa tem contribuído para o aumente destes números: “Sim, contribuiu. Ainda mais uma crise desta dimensão que estamos percebendo. São várias empresas demitindo, pessoas perdendo seus empregos. A construção civil parou, isso vai colaborar. Não obstante, tem todo um trabalho preventivo, de presença policial nas áreas onde ocorrem crimes no Estado. E isto, faz com que haja uma retração. Em 2014, tivemos uma das maiores alta de homicídios da história no país. Conseguimos interromper e derrubar esta curva. Mas isto é um fenômeno nacional”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet