Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

área de fronteira

Após detenção de equipe da TVCA, Zaque diz que Estado não pode atender interesse de emissora

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Após detenção de equipe da TVCA, Zaque diz que Estado não pode atender interesse de emissora
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Mauro Zaque, explicou na manhã de hoje (13) que a abordagem do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) à equipe da TV Centro América atendeu às normas legais e rotineiras da força de segurança que atua na fronteira.  Cita ainda que "o caso vai ser analisado em razão de ter desviado as forças de segurança pública do seu objetivo, deixando a fronteira desguarnecida, o que causou também prejuízo aos cofres públicos, com emprego de força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da emissora".

 
Ele reiterou que os problemas na segurança são muitos, mas que investimentos são realizados pelo Governo. A abordagem aos jornalistas da TVCA aconteceu na BR-070, sentido Bolívia- Brasil depois de a equipe tentar passar pela barreira com uma carga de 232 quilos de pó de gesso, embalado de forma que parecesse entorpecente.
 
Leia Mais:
PF instaura inquérito para apurar ação de jornalistas da TVCA detidos com “cocaína falsa”

“Não vejo a reportagem como uma forma de denegrir a imagem de Mato Grosso até porque os problemas na área de fronteira não são creditáveis somente ao Estado”, explicou ao Olhar Direto. Ponderado, ele avalia que não poderá cobrar a veiculação de reportagem, mas cita que o contrário do teor inicial da matéria foi comprovado.
 
“Estavam trabalhando. As forças de segurança estão empenhadas e não se demonstrou fragilidade”.  Zaque argumenta ainda que 16 policiais foram mobilizados para o atendimento a ocorrência. Nesta manhã, a Polícia Federal informou que a conduta da equipe será alvo de uma investigação, a ser conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Cáceres. 

A detenção da equipe foi realizada durante uma revista no interior de um dos veículos empregados pela reportagem onde foram  encontrados vários invólucros com fita crepe contendo um material esbranquiçado análogo a cocaína. O repórter Alex Bezerra Barbosa, disse que a equipe estava produzindo uma matéria que seria transmitida em nível nacional, com o objetivo de demonstrar a fragilidade da segurança de fronteira. 

O repórter confirmou que estava sendo transportado no porta malas de um dos veículos 232 quilos de pó de gesso. Foram também encontrados com a equipe uma microcâmera e material de áudio. A equipe de reportagem foi encaminhada para a Polícia Federal de Cáceres, onde após averiguação foi constatado que o pó branco, análogo à cocaína, não era entorpecente. Diante dos fatos foi confeccionado um Boletim de Ocorrência para as medidas cabíveis. Os dois veículos usados pela equipe permanecem apreendidos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet