Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

SUCESSÃO 2016 EM CUIABÁ

Valtenir e Emanuel Pinheiro enxergam PR capaz de estar no segundo turno na briga pela Prefeitura de Cuiabá em 2016

Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto

Valtenir Pereira crê ter chance de chegar forte ao segundo turno, na briga pela Prefeitura de Cuiabá, em 2016

Valtenir Pereira crê ter chance de chegar forte ao segundo turno, na briga pela Prefeitura de Cuiabá, em 2016

Os candidatos à Prefeitura de Cuiabá terão de estar em bom estado físico, para percorrer os bairros da cidade, pois novamente a disputa deve se encerrar somente no segundo turno, como acontece desde 2004. A projeção é do deputado federal Valtenir Pereira (Pros), já de malas prontas para o PR, ao se enxergar “como um dos postulantes no turno final”,  na briga pelo Palácio Alencastro, em outubro de 2016, provavelmente contra o prefeito Mauro Mendes (PSB).


Leia também:
Pedro Taques manda em novembro para Assembleia projeto que cria Funtran e redefine Fethab
 
“É necessário avaliar as alianças a serem feitas e, lógico, o potencial de cada candidato. Mas vejo o PR em condições de colocar o seu candidato no segundo turno”, projeta Valtenir. Ele disputou a Prefeitura de Cuiabá, em 2008, então pelo PSB – partido do atual prefeito. Curiosamente, na época, era Mauro Mendes quem vestia as cores do PR e chegou ao segundo turno, sendo derrotado pelo então prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB).
 
Depois, em 2010, Valtenir foi um dos coordenadores e candidato a deputado federal na chapa de Mauro Mendes, segundo colocado na briga pelo governo de Mato Grosso – quando Silval Barbosa (PMDB) foi reeleito, no primeiro turno.
 
Valtenir está com Mendes “engasgado” desde 2013, quando avalizou o apoio de dois vereadores do PSB na disputa pela Câmara de Cuiabá. Ele deixa implícito que tem "contas a ajustar", com o atual chefe do Poder Executivo. O racha definitivo chegou em outubro de 2013, quando Valtenir tirou do 10 dos 11 prefeitos do PSB – somente Mauro Mendes permaneceu.
 
O secretário geral do PR, deputado Emanuel Pinheiro, também considera possível a construção de uma candidatura sólida, no PR, para chegar ao segundo turno. “Tudo é um processo de construção. Em política, nada é definitivo. É evidente que ter nomes de envergadura, como o deputado federal Valtenir, nos coloca em posição de vanguarda, para o embate em Cuiabá e, lógico, podemos sim chegar ao segundo turno”, ponderou Pinheiro, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Em 2012, Pinheiro foi o coordenador geral da vitoriosa campanha de Mendes. Antes, em 2008, também tinha contribuído com a coordenação e o Conselho Político. 
 
Emanuel Pinheiro explicou que o presidente da Executiva Regional do PR, senador Wellington Fagundes, determinou que a Capital seja tratada como prioridade. Por isso, admitiu que o Partido da República pode buscar parcerias com aliados tradicionais, como o PMDB e o PT, ou até com outros que ninguém espera. Fagundes convidou Valtenir para ingressar no PR, para lançá-lo à prefeitura.
 
 
O problema está no fato de que os principais aliados também têm candidatos: o PT tende a lançar o  ex-vereador Lúdio Cabral (PT), enquanto o PMDB tenta segurar o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, claramente insatisfeito com o tratamento que recebe na legenda.
 
Julier chegou de afivelar as malas para se filiar ao PDT, a convite do deputado Zeca Viana, presidente regional do partido de Leonel Brizola. Mas preferiu aguardar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet