Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Perdeu tudo

Com seis filhos e uma neta, catadora relata desespero ao perder tudo em incêndio e pede ajuda; veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com seis filhos e uma neta, catadora relata desespero ao perder tudo em incêndio e pede ajuda;  veja fotos
Jackson, Thais, Isabela, Weverton, Andressa, William e Caroline. Estes foram os ‘bens’ mais preciosos que Maria Quitéria da Conceição, 37 anos, conseguiu salvar durante o incêndio, no último sábado (24), que acabou com o seu barraco, localizado no Parque Geórgia, em Cuiabá. Por sorte, nenhuma das crianças (seis filhos e uma neta) se machucaram. Porém, o pouco que a família tinha foi consumido pelas chamas que em menos de 20 minutos deixaram todos desabrigados. Agora, a catadora pede ajuda para construir uma nova casa e colocar as crianças de volta na escola.


Leia mais:
Catadora tem casa destruída por incêndio; ela, sete filhos e uma neta estão vivendo em barraco emprestado
 
Maria Quitéria e os filhos receberam a reportagem do Olhar Direto no fim da manhã desta quarta-feira (28), no terreno onde ainda restam vestígios do incêndio. Cercada pelas crianças, ela contou como tudo aconteceu e os momentos de desespero pelos quais passou: “Foi um curto circuito, meus fios não eram de energia normais, era de telefone. Com certeza foi isto. Eu estava deitada no sofá e comecei a ver um clarão. Peguei as crianças e sai correndo, o fogo estava tomando conta da parede. Não deu tempo de pegar nada. Meu barraco era feito todo de madeira. Foi muito rápido, demorou menos de 20 minutos para acabar com tudo. Perdi tudo”.


 
Depois da tragédia, a mãe de sete filhos recebeu ajuda de vizinhos e amigos. Um deles cedeu um dos barracos (atrás de onde ela morava) para a família ficar até que consiga construir um novo ‘cantinho’. Antes, ela estava em outro barraco, mas teve de se mudar, já que o telhado estava em péssimas condições e começou a praticamente 'chover' dentro.

Para chegar até o barraco em que todos estão, é preciso cautela. São várias pedras (que foram utilizadas para aterrar o terreno e evitar que o local vire um pântano). Além disto, ainda tem pedaços de arame farpado: “A noite é mais complicado passar. A única iluminação que tem é dos outros barracos”, relata Maria Quitéria.
 
No barraco emprestado, a catadora e as crianças dormem amontoadas: “Aqui dormimos um pouco na cama e alguns no sofá e nesse pequeno colchão que temos”. O almoço e a janta da família são feitos em uma lata, com o auxílio de uma pequena fogueira, já que eles não têm botijão de gás.


 
Botijão de gás, roupa de cama e colchões para as crianças dormirem são alguns dos itens que a família necessita. “Além disto, precisamos de roupas para todos. As meninas têm 16, 12, 7 e 4 anos. Já os meninos têm 18, 14 e 10 anos”. “Eu ganhei duas caixas de leite, arroz e uma cesta de algumas pessoas que viram o caso e vieram trazer. Só estamos precisando mais de carne e legumes, o resto nós temos um pouco que nos deram. Não é muito, mas já ajuda bastante”, acrescentou.
 
As crianças já estão há quase uma semana sem estudar, já que perderam todos os materiais: “Precisamos de material escolar para as crianças estudarem. Mochila, caderno, lápis, borracha. Coisas básicas. Elas estão há uma semana sem ir para a aula porque não temos condições de comprar essas coisas agora. O que eles tinham queimou tudo”, explica a mãe.
 
“Não temos sabonete e nem shampoo. Escova de dente e pasta nós ganhamos. Também não temos sabão para lavar a roupa. Eu lavo a roupa ali na frente, em uma bica de água. Fazemos como dá”. O mesmo lugar utilizado para lavar a roupa, também serve como ‘chuveiro’ para a família: “Eu só tomo banho a noite para ninguém ver. Mesmo assim, ainda é muito difícil”.


 
Maria Quitéria recebeu o convite para ficar em um albergue, mas o fato de ficar separada dos filhos e da pequena neta não agradou: “Eu não aceitei mudar daqui porque meus filhos iriam para um albergue, ficariam separados de mim. Não fico longe deles nunca”. A pernambucana morou muito tempo em São Paulo (SP), mas há cinco anos está em Cuiabá: “Tenho uma irmã aqui e quis ficar perto dela”.
 
Nova casa
 
“Também precisamos de materiais de construção. A mão de obra, quem vai levantar a nossa casa, nós temos. Os vizinhos e algumas pessoas se colocaram a disposição para ajudar. Até quem não sabe nada de construção disse que ajuda no que for preciso. O homem que veio aqui, disse que está pedindo a doação para construir dois quartos, uma sala, cozinha e banheiro. Não sei ao certo quanto de tijolo, cimento e outros materiais eu preciso, mas o que doarem já nos ajuda bastante”, finalizou.
 
Doações
 
Quem puder fazer qualquer tipo de doação para a família pode entrar em contato através do seguinte telefone: (65) 9201-2202 e pedir para falar com a dona Maria Quitéria. As doações podem ser levadas diretamente no local onde a família está (Rua Caicó, quadra 46, casa 15, no Parque Geórgia, em Cuiabá). Quem preferir, pode levar as doações na Casa do Papai Noel (avenida Russia, nº 292, bairro Santa Rosa, em Cuiabá). Lá, as doações serão recebidas e enviadas posteriormente para Maria Quitéria.
 
Sonhos e esperança
 
Em meio a todos os problemas, os filhos de Maria Quitéria não demonstram tristeza. Enquanto eram clicados pela lente do repórter fotográfico Rogério Florentino, do Olhar Direto, alguns deles revelaram sonhos e perguntavam: “Vou ficar famoso? Acho que vou ser mais famoso que o Neymar. Queria uma bola pra poder jogar aqui”, disse um deles, que sonha em ser jogador de futebol. Já a pequena Andressa não se intimidou com a câmera e fez pose enquanto era clicada: “Vai ser modelo desse jeito”, brincou uma das irmãs.
 
Enquanto estavam sentadas na cama, as crianças foram questionadas se era bom ter vários irmãos. Em meio a sorrisos e algumas gargalhadas, eles disseram quase em uma só voz: “É muita bagunça, mas é bom”. Em meio aos destroços do que um dia foi o barraco da família, a união parece continuar de pé.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet