Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

muitos acidentes

Presidente do Detran critica venda fácil de motos e afirma que autoescolas emitem “licença para matar”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Presidente do Detran critica venda fácil de motos e afirma que autoescolas emitem “licença para matar”
O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rogers Elizandro Jarbas, fez duras críticas à venda "fácil" de motocicletas em Mato Grosso, que permite a cidadãos despreparados saírem pilotando pelas ruas. Além disso, ele criticou o fato de muitas autoescolas não darem o número minimo de aulas exigido pela legislação de trânsito. “Recebem licença para sair matando as pessoas na rua”, afirmou o presidente.


Leia mais:
Justiça bloqueia em R$ 1 milhão contas bancárias de sindicato que faz greve no Detran
 
“A gente vende motocicletas como se vende pipoca. O cidadão vai à loja pra comprar a moto, chega sem habilitação, compra no nome da tia, parcela em 72 vezes e leva o veículo para casa, com ele todo documentado. Esta pessoa vai ficar rodando dia após dia sem ser habilitado ou estar preparado, às vezes até embriagado”, disparou, durante reunião com deputado estadual Wilson Santos (PSBD), na Assembleia Legislativa (AL). 
 
“Quando essa pessoa encontra um congestionamento ou o semáforo fecha, o que ele faz? Sobe na calçada e passa com a motocicleta por lá, disputando espaço com o pedestre. Isso acontece porque o dono não tem preocupação se vai tomar multa; ele não paga. A moto está no nome da tia. Quando o veículo for pego em uma fiscalização, vai para o pátio e será prensado. Sabe o que acontece com este ‘condutor’? Vai comprar outra motocicleta, no nome da outra tia. Temos que mudar a cultura social”, completou o presidente. 

Autoescolas suspensas 

Segundo Rogers Jarbas, 50 autoescolas já foram suspensas desde que assumiu o órgão. Durante sua fala na Sala de Comissões, o presidente do Detran destacou que é necessário transparência para tratar sobre este assunto.

“Nós já temos mais de 400 ações de fiscalização dos credenciados (autoescolas, despachantes, etc). Cinquenta autoescolas foram suspensas preventivamente, outras foram punidas. Temos um número muito grande de analfabetos conduzindo um veículo pelas ruas de Cuiabá, várias pessoas que não conseguem entender a sinalização de trânsito”.
 
Rogers revelou que encontrou autoescolas que ‘facilitavam’ o processo para os novos condutores: “As autoescolas davam cinco aulas, isso quando davam. Aprende o que com isso? A pessoa que faz isso e passa no teste, não vai receber a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), receberá uma licença para sair matando as pessoas na rua”, criticou.

Atualizada às 14h50.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet