Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Pressão Religiosa

‘É muito triste quando as autoridades que deveriam nos representar não nos representam’, diz padre em relação à mudança no feriado

‘É muito triste quando as autoridades que deveriam nos representar não nos representam’, diz padre em relação à mudança no feriado
A decisão do Prefeito Mauro Mendes de antecipar a folga do feriado desta terça-feira (8), em comemoração ao Dia da Imaculada Conceição, causou ressentimento em um representante da Igreja Católica de Cuiabá que alega que a programação organizada para a data será prejudicada, já que muitos devotos não poderão participar.


Leia mais:
Cuiabá antecipa feriado de Nossa Senhora da Conceição para a segunda-feira

A antecipação para segunda-feira (07), do feriado municipal de Cuiabá que seria na terça (8), foi anunciada pela prefeitura via Diário Oficial na última quarta-feira (02). Segundo a assessoria do prefeito Mauro Mendes, a decisão atende a uma acordo com dirigentes de todos os poderes públicos e se estende ao comércio, indústrias e serviços da capital.

Já o Governo de Mato Grosso publicou em Diário Oficial nesta quinta-feira (03) que também irá antecipar o feriado para a segunda (07). A decisão vale para órgãos da administração pública em Cuiabá. Com a decisão, o expediente da terça-feira será normal.

A comunidade católica se manifestou na voz do Padre Overland, que se mostrou bastante ressentido com a mudança, já que muitos dos fiéis não poderão participar da programação especial de comemoração a data por terem que trabalhar. Apesar da Prefeitura de Várzea Grande manter o feriado na terça-feira (08), a medida tomada em Cuiabá também afeta católicos da cidade vizinha, já que muitas pessoas trabalham na capital.

 “O povo cuiabano é majoritariamente católico! Um feriado católico expressa o respeito das autoridades para com este mesmo povo. O dia da Imaculada Conceição é um dia Santo de Guarda! Isto significa que todos os católicos devem participar da Santa Missa neste dia. O dia da Imaculada Conceição é um dia de preceito! É muito triste quando as autoridades que deveriam nos representar não nos representem de fato! Lamentamos profundamente, nós povo cuiabano, que o prefeito Mauro Mendes não tenha respeitado os nossos valores religiosos. Muitos fiéis que moram em Várzea Grande trabalham em Cuiabá. E estarão impedidos de cumprir o seu preceito religioso, pois o prefeito Mauro Mendes resolveu antecipar o feriado. Prefeito Mauro Mendes, um feriado meramente civil, pôde-se antecipar! Mas o dia da Imaculada Conceição será sempre o dia 08 de dezembro. Como o povo que trabalha em Cuiabá observará o Dia da Imaculada Conceição se precisará trabalhar normalmente? Como poderá ir às Missas? Nós, católicos, nos sentimos desrespeitados! Sintomas nossa fé e tradições menosprezadas! O feriado em  Dia Santo de guarda tem exatamente esta finalidade: dar condições de o povo manisfestar a sua fé e religiosidade! O povo católico e, de modo particular, o povo católico que trabalha em Cuiabá lamenta profundamente esta lei do prefeito de Cuiabá Mauro Mendes. PS: Em Várzea Grande, o feriado foi mantido na terça-feira dia 08 de dezembro. Agradecemos à Prefeita Lucimar Campos!”, finalizou padre Overland.

Na paróquia do Cristo Rei haverá missa às 6h na terça-feira (08) e às 19h horário especial para a data. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet