Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

TROCA NO STAFF

Governo anuncia Fabio Galindo para substituir Mauro Zaque no comando da Secretaria de Segurança

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Governo anuncia Fabio Galindo para substituir Mauro Zaque no comando da Secretaria de Segurança
O Gabinete de Comunicação (Gcom) anunciou a escolha do secretário-executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, para assumir o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), no lugar de Mauro Zaque, que pediu exoneração do cargo.


Leia mais:
Luciane Bezerra pede demissão da presidência do Intermat para disputar prefeitura de Juara

Em ofício encaminhado ao governador Pedro Taques (PSDB), Zaque agradeceu a confiança depositada nele e em sua equipe e afirmou que o apoio foi essencial para a construção de uma “nova segurança pública”.

O secretário ainda afirmou ter escolhido este momento para deixar o cargo, o final do primeiro ano de gestão, devido ao término do período de vigência do Acordo de Resultados, documento que contém as metas de ações de Governo para 2015, assinado por ele e os demais secretários logo que assumiram seus cargos em janeiro.

Além disso, Zaque também destacou a finalização da elaboração do modelo de gestão da Segurança Pública implantado por ele e sua equipe ao longo deste ano. Baseado nos eixos de regionalização, integração e gestão por resultados, o modelo tem o objetivo de promover a união das forças de segurança para realizar um trabalho integrado.

Anexo ao pedido de exoneração do cargo, Mauro Zaque entregou um relatório de 58 páginas contendo um resumo da política de Segurança Pública traçada em 2015 e o detalhamento das ações da pasta no mesmo período.

O governador Pedro Taques respondeu oficialmente ao secretário em ofício enviado nesta quarta-feira (23), no qual afirma não ter dúvidas de que o convite feito para que Zaque integrasse seu secretariado foi um acerto, dada a experiência acumulada  por ele em área afim (Ministério Público Estadual), fato que, segundo Taques, o credenciou para a missão no Governo do Estado.

"No passo a passo das ações estratégicas delineadas por Mauro Zaque na Segurança é que pudemos ver a importante atuação dele para o cumprimento do acordo de resultados. Fiz questão de agradecer pessoalmente a ele por ter aceitado o desafio de comandar uma secretaria tão complexa e essencial para melhorar a vida do cidadão. O resultado do trabalho dele foi a consolidação do novo modelo de gestão da Segurança Pública em Mato Grosso", afirmou o governador.

Crise na Sesp

Nos bastidores, a crise entre Mauro Zaque e a cúpula da Polícia Militar é ventilada como causa do pedido de demissão. A relação tem problemas desde que Zaque começou a atuar na pasta, pois a expectativa dos militares era que um coronel da PM ou um delegado de Polícia Civil assumisse o comando da pasta, contemplando as carreiras da Segurança Pública estadual. Nos sete anos anteriores, o cargo foi ocupado por integrantes da Polícia Federal, o delegado Diógenes Curado e, posteriormente, o agente Alexandre Bustamante.

Tanto Mauro Zaque quanto Fábio Galindo são promotores do Ministério Público Estadual (MPE) - Galindo, no entanto, atua no MPE de Minas Gerais. Ele foi liberado pelo órgão para vir a Mato Grosso participar do governo de Pedro Taques. Além da secretaria-executiva, Galindo também é coordenador do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Ele é sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet