Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Medida

Com mais de 3 mil casos, Cuiabá terá plano de Contingência para enfrentar dengue

Foto: Marcos Vergueiro/Secom- Cuiabá

Com mais de 3 mil casos, Cuiabá terá plano de Contingência para enfrentar dengue
Com mais de três mil casos de dengue notificados  em 2015, o Conselho Municipal de Saúde aprovou um documento para auxiliar o município na resposta à epidemia de dengue, que envolve todos os níveis de atenção a saúde. Assim, o Plano de Contingência da Dengue deverá abranger as unidades da rede de atenção primária, secundária, terciária, a vigilância em Saúde, complexo regulador de urgência, emergência, controle e avaliação, e unidades especializadas.


Leia mais:
Motociclista foge de abordagem policial, bate contra lixeira e morre


Aprovado no último dia  17 de dezembro, o Plano prevê ações como a emissão de Boletins Epidemiológicos, alertas, monitoramente e acompanhamento da situação epidemiológica, a garantia de acesso dos usuários ao atendimento e exames laboratoriais, e ao estoque estratégico de insumos (inseticidas e kits diagnósticos), a implementação da sala de situação, incorporação de unidades de referência para os casos graves, estabelecimento do fluxo assistencial, ou por meio da central de regulação, entre outros.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a Capital registrou até o dia 12 de dezembro do ano 3.071 casos de dengue. Desse total 1.873 casos foram confirmados, entre residentes na capital. Os outros 774 casos são relativos à pacientes residentes em outros municípios mais atendidos em Cuiabá.

A diretora técnica de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Silvana Arruda de Miranda, explicou que as consequências da doença podem provocar sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e à economia dos entes integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“No documento estão definidas as responsabilidades de cada um dos setores que integram a saúde, no município de Cuiabá, e a organização necessária para atender as situações de emergência relacionadas à dengue, visando à integralidade das ações, a prevenção e o controle dos processos epidêmicos”, destacou.

Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho, diante do cenário atual do município, com índices de infestação predial e notificações, é importante que o município se prepare para o enfrentamento de uma eventual epidemia de dengue. “O Plano de Contingencia da Dengue sistematiza as ações e os procedimentos sob-responsabilidade da saúde municipal, e prevê a realização de atividades específicas a serem implementadas em níveis”, explicou.

Estrutura

O Sistema Único de Saúde de Cuiabá possui uma rede de serviços envolvendo 101 Unidades Básicas de Saúde (Centros de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família e Clinicas Odontológicas), uma rede de atenção especializada própria de média e alta complexidade, unidades de Vigilância em Saúde e uma rede de atenção terciária envolvendo o Hospital e Pronto Socorro Municipal e hospitais conveniados.

Segundo a Prefeitura, Cuiabá já possui um plano de combate a dengue e, durante o ano inteiro, as equipes da saúde desenvolvem diversas atividades de rotina, que dão sustentação às ações que serão aplicadas no plano de contingência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet