Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Errou a pista

Prefeitura informa que piloto da Passaredo não seguiu procedimentos da estação de tráfego aéreo

Foto: Reprodução

Aeronave teve danos na fuselagem

Aeronave teve danos na fuselagem

A Prefeitura de Rondonópolis informou que o piloto da Passaredo Linhas Aéreas, que ‘errou a pista’ na madrugada do último sábado (09), no Aeroporto Maestro Marinho Franco e pousou em uma lavoura, não seguiu os procedimentos orientados pela Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). A nota confirma ainda que a aeronave atingiu a cerca de proteção do aeródromo e pousou fora da pista. Por fim, foi dito que todos os instrumentos estavam funcionando no momento do ocorrido.


Leia mais:
Avião da Passaredo que ‘errou a pista’ teve danos na fuselagem e hélice; veja fotos exclusivas
 
“Ao iniciar o procedimento para pouso, (a aeronave) solicitou apoio da EPTA e foi orientado quanto aos procedimentos, aos quais não foram seguidos pelo piloto. Ao pousar, a aeronave tocou o solo antes do início da pista. Ao perceber o ocorrido, o piloto arremeteu e iniciou o procedimento de pouso novamente, desta vez com êxito”, diz trecho da nota emitida pelo município.
 
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), responsável por gerir o aeroporto, explicou que todos os instrumentos necessários para auxiliar os pilotos durante o pouso e decolagem estavam funcionando normalmente. Além disso, o incidente provocou danos a uma cerca que, rapidamente, foi reparada pela equipe do aeroporto, pois faz o bloqueio de animais para a pista.
 
"A biruta, o farol rotativo, o balizamento e a EPTA estão funcionando dentro de sua normalidade. Nós, da gestão do aeroporto, estamos acompanhando tudo desde o momento do ocorrido. Nossa prioridade é garantir a segurança dos usuários. A caixa de comunicação do avião e também as gravações da EPTA, responsável pela comunicação com o piloto, já estão sendo analisadas para identificar o que de fato aconteceu", revela o secretário Argemiro Ferreira.
 
A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com o Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Senipa 6), responsável pela região, que informou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está responsável pelo caso. Também foi dito que as investigações já tiveram início e que um profissional já havia se deslocado para Rondonópolis.

EPTA

Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) é uma Estação de Telecomunicações, pertencente a pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, dotada de pessoal, instalações, equipamentos e materiais suficientes para: prestar, isolada ou cumulativamente, os Serviços de Controle de Tráfego Aéreo (APP e/ou TWR), os Serviços de Informação de Voo, de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) e de Alerta; apoiar a navegação aérea por meio de auxílios à navegação aérea; apoiar as operações de pouso e de decolagem em plataformas marítimas, ou ainda, veicular mensagens de caráter geral entre as entidades autorizadas e suas respectivas aeronaves, em complemento à infraestrutura de navegação aérea existente.
 
O caso
 
A aeronave (ATR-72) da Passaredo Linhas Aéreas que atingiu uma lavoura de soja e rompeu uma cerca de arame farpado ao tentar pousar no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, sofreu danos em sua fuselagem e na hélice. Relatos apontam que o avião ‘errou a pista’ e pousou na plantação. Em nota, a empresa informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo.
 
O "possível" pouso na lavoura foi negado pela Passaredo, que em nota informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo. A companhia aérea informou à reportagem que o pouso ocorreu normalmente, após o fato, e que nenhum passageiro ficou ferido.
 
Confira nota enviada pela Passaredo Linhas Aéreas:
 
“Durante a noite de ontem, em função de condições meteorológicas adversas durante o pouso do voo 2330 em Rondonópolis-MT, foi necessário efetuar uma arremetida após o toque da aeronave no solo. Após o procedimento, foi realizado nova aproximação e pouso normal. O desembarque dos passageiros ocorreu normalmente próximo ao horário previsto. A aeronave passa por inspeção dos técnicos do departamento de manutenção da companhia.
 
O pouso aconteceu as 00h23 e o voo era procedente de Brasília (DF).”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet