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Domingo, 05 de maio de 2024

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Voo da Azul é cancelado devido ao mau tempo; Prefeitura comprará equipamentos

Foto: Agora MT

Voo da Azul é cancelado devido ao mau tempo; Prefeitura comprará equipamentos
Os passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, continuam a ter dor de cabeça. Um voo da Azul Linhas Aéreas que vinha de Campinas (SP) teve de ser desviado para Cuiabá por conta do mau tempo. A prefeitura do município anunciou a compra de aparelhos que garantem maior precisão de pousos e decolagens, que devem custar R$ 1 milhão.


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O voo AZU 5778, que seguiria de Rondonópolis para Campinas (SP), teve de ser cancelado. Isso porque a aeronave que vinha no sentido contrário não conseguiu pousar no aeroporto, devido ao mau tempo. Com isso, os passageiros tiveram de desembarcar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Quem esperava para seguir até o estado de São Paulo, teve de se deslocar até a capital mato-grossense.
 
Por conta dos sequenciais problemas no terminal, a Prefeitura de Rondonópolis anunciou a compra de aparelhos que garantem maior precisão nos pousos e decolagens do aeródromo. Durante uma coletiva de imprensa, o prefeito Percival Muniz (PPS) autorizou que se dê início um processo licitatório para a implantação do RNAV (Navegação Aérea) e PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão). O valor total deverá ser de R$ 1 milhão e o prazo para que esteja funcionando é de 90 dias.
 
“Nós estamos há alguns anos investindo no nosso aeroporto para melhorá-lo, é um dever do Estado e do Governo Federal. Começaram no aeroporto uma reforma e não terminaram, já tivemos várias audiências em Cuiabá e em Brasília, com senadores, deputados, governador, ministro. A prefeitura já precisou fazer vários investimentos, mesmo não sendo obrigação nossa, mas por demora na realização da reforma, ” disse o prefeito, que ainda acrescentou que os recursos terão de ser realocados de outro lugar.
 
PAPI
 
É um sistema de luzes, colocados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar.
 
RNAV
 
A Navegação de Área (RNAV) permite a operação ao longo de qualquer rota dentro da cobertura de auxílios à navegação baseados em uma estação de solo ou dentro de certos limites com “auxílios auto-contidos”, também conhecidos como “waypoints”, ou uma combinação dos dois. Esses equipamentos permitem que as aeronaves possam voar em rotas, efetuar procedimentos de aproximação e subida dentro de uma determinada precisão.

Caso Passaredo

A aeronave (ATR-72) da Passaredo Linhas Aéreas que atingiu uma lavoura de soja e rompeu uma cerca de arame farpado ao tentar pousar no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, no último sábado (09), sofreu danos em sua fuselagem e na hélice. Relatos apontam que o avião ‘errou a pista’ e pousou na plantação. Em nota, a empresa informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo.
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