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Sexta-feira, 10 de maio de 2024

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Após piloto 'errar' pista, MPF recomenda instalação de sistemas de segurança em Rondonópolis

Foto: Reprodução

Após piloto 'errar' pista, MPF recomenda instalação de sistemas de segurança em Rondonópolis
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a Prefeitura de Rondonópolis instale dois sistemas de segurança e orientação para pouso, chamados de PAPI e RNAV, no aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, nós próximos 60 dias. Segundo o procurador da República Guilherme Göpfert, autor da recomendação, os recentes problemas demonstraram a urgência na implantação dos sistemas. Mesmo antes da recomendação, o prefeito Percival Muniz (PPS) já havia anunciado a compra dos aparelhos.


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Segundo o procurador, o acidente envolvendo um voo da companhia aérea Passaredo no dia oito de janeiro deste ano e o recorrente desvio de voos para as cidades próximas em razão da impossibilidade de pouso no aeroporto municipal de Rondonópolis por condições meteorológicas adversas, demonstraram a urgência na implantação dos sistemas PAPI e RNAV.
 
Os itens são considerados de suma importância na navegação aeroportuária, sendo que sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) - que em português significa “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” - é um sistema de luzes que orientam os pilotos, principalmente em voos noturno e sob condições adversas de tempo. Já o RNAV é um sistema de trajetória de aproximação por GPS, que também auxilia a segurança do pouso dos aviões.
 
"A implementação dos dois sistemas de segurança, além de melhorar o nível de segurança e proteção à vida dos usuários do Aeroporto Maestro Marinho Franco, possibilitará a empresas aéreas a operar voos noturnos e com aviões de maior capacidade, bem como evitará os rotineiros transtornos decorrentes da impossibilidade de pouso por ausência de visibilidade, fazendo com que pousos sejam deslocados para Cuiabá/MT ou Campo Grande/MS, com todas implicações daí decorrentes”, explica o procurador da República.
 
Mesmo antes da recomendação, a Prefeitura de Rondonópolis anunciou a compra de aparelhos que garantem maior precisão nos pousos e decolagens do aeródromo. Durante uma coletiva de imprensa, o prefeito Percival Muniz autorizou que se dê início um processo licitatório para a implantação do RNAV (Navegação Aérea) e PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão). O valor total deverá ser de R$ 1 milhão e o prazo para que esteja funcionando é de 90 dias.
 
“Nós estamos há alguns anos investindo no nosso aeroporto para melhorá-lo, é um dever do Estado e do Governo Federal. Começaram no aeroporto uma reforma e não terminaram, já tivemos várias audiências em Cuiabá e em Brasília, com senadores, deputados, governador, ministro. A prefeitura já precisou fazer vários investimentos, mesmo não sendo obrigação nossa, mas por demora na realização da reforma, ” disse o prefeito, que ainda acrescentou que os recursos terão de ser realocados de outro lugar.
 
PAPI
 
É um sistema de luzes, colocados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar.
 
RNAV
 
A Navegação de Área (RNAV) permite a operação ao longo de qualquer rota dentro da cobertura de auxílios à navegação baseados em uma estação de solo ou dentro de certos limites com “auxílios auto-contidos”, também conhecidos como “waypoints”, ou uma combinação dos dois. Esses equipamentos permitem que as aeronaves possam voar em rotas, efetuar procedimentos de aproximação e subida dentro de uma determinada precisão.
 
Caso Passaredo
 
A aeronave (ATR-72) da Passaredo Linhas Aéreas que atingiu uma lavoura de soja e rompeu uma cerca de arame farpado ao tentar pousar no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, no último sábado (09), sofreu danos em sua fuselagem e na hélice. Relatos apontam que o avião ‘errou a pista’ e pousou na plantação. Em nota, a empresa informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo.
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