Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Trafego irregular

Atropelamento de motoboy por bitrem reabre debate sobre tráfego de veículos pesados na cidade

O acidente que vitimou o motoboy Maisson Aurélio Rondon, na tarde de quinta-feira, 28, reacendeu durante a semana o debate sobre o trafego de veículos pesados pelo perímetro urbano da Capital. O rapaz, de 28 anos, foi atropelado por um bitrem na estreita curva de acesso entre a Rua Daliberto Ferreira da Costa e a Avenida Ciríaco Candia, no bairro Santa Isabel. Um decreto específico relativo ao problema foi criado em 2011, entretanto a situação continua sendo observada em diversos pontos da cidade.


Leia mais:
Iniciadas em julho de 2015, obras na 'Lava Pés' têm entrega prorrogada


De acordo com o Diretor de Trânsito da Capital, Gustavo Albino, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), tem trabalhado para acabar com esse tipo de infração, realizando blitz nas entradas da cidade, e atendendo a denúncias recebidas pelo número 118, destinado a este tipo de ocorrência. As fiscalizações fazem parte da Operação Carga Pesada e visam impedir a entrada desses veículos no perímetro urbano, evitando transtornos.
 
As vistorias são feitas por meio da verificação da tonelagem dos caminhões e de suas cargas, comprovadas por meio do chassi e dos documentos do veiculo, nos quais seu peso é especificado, e das notas fiscais das mercadorias, respectivamente. “A ação é realizada em parceria pelos fiscais de trânsito, Polícia Rodoviária Federal e pelo Batalhão de Trânsito. Se o delito é confirmado, o motorista é impedido de entrar na cidade uma multa é lavrada”, explicou. Segundo ele, ao longo de 2016 as operação serão intensificadas. 
 
Com prioridade aos momentos em que há um grande fluxo no trânsito, a legislação municipal, define que veículos de 10 toneladas a 24 toneladas (considerando o peso bruto total), só podem rodar entre 12h e 14h, e das 17h30 ás 19h30. O decreto 5.207, estabelece ainda que há apenas alguns casos em que estes veículos podem trafegar nos horários de pico.
 
As exceções dizem respeito a caminhões de utilidade pública como betoneiras, de bebidas, Bota Fora, são chamados de excepcionais e podem rodar, desde que tenham retirado uma Autorização Especial de Trânsito. Já as carretas com um peso acima de 24 toneladas (considerando o peso bruto total) estão expressamente proibidas de trafegar nos horários entre 06 horas e 20 horas.
 
Em Cuiabá, aonde a frota de motos chega a 84.126mil veículos, quase 70% dos acidentes de trânsito registrados envolvem motociclistas. Até outubro de 2015, a Secretaria de Mobilidade Urbana do município registrou 2.050 óbitos de motoqueiros. No mesmo ano, o órgão enquadrou 1286 caminhões e carretas que circulariam irregularmente pela cidade.

Com relação ao caso de Maisson, o bitrem de sete eixos, dirigido por Jamil, responsável pelo atropelamento, estava vazio no momento do acidente. Nesta condição o veículo pesaria cerca de 22 toneladas, e poderia estar de fora da classificação imposta pela legislação. Entretanto, segundo o delegado que conduz a investigação, Alexandre Vicente, o suspeito estava voltado de um descarregamento. Deste modo, se for comprovado que ele transitou irregularmente pela via, o fato poderá ser considerado como um agravante na averiguação da ocorrência. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet