Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Em tempos de dengue

Readequações viárias aumentam fluidez na Beira Rio, mas acúmulo de água preocupa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Readequações viárias aumentam fluidez na Beira Rio, mas acúmulo de água preocupa
Embora a finalização da readequação viária na avenida Beira Rio tenha aumentado a fluidez do trânsito na região, o alargamento dos canteiros que separaram a via tem causado preocupação. Sem a execução do projeto paisagístico, eles têm acumulado grande quantidade de água da chuva, tornando-se enormes criadouros em potencial do mosquito Aedes Aegypty.Em tempos de “guerra ao inseto”, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a gestão já mobilizou milhares de profissionais no combate e conscientização, e aumentou ainda o valor da multa para proprietários de locais com criadouros.


Leia mais:
MPE abre inquérito e apura contratos que superam R$ 4 mi firmados com a Saúde; Estado nega irregularidades

Em apenas em uma ação, no dia 13 de fevereiro, 2 mil soldados do Exército trabalharam na eliminação de focos do mosquito. Além disso, uma multa de até R$ 1,800,00 pode ser aplicada aos moradores que tiveram casas notificadas com focos nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, e continuam com imóveis apresentando pontos de proliferação do mosquito.

Um drone também vem sendo empregado para realizar a varredura de diversos locais. Na cidade, o bairro Pedra 90 é o local com maior índice de focos, seguido pela região do Dom Aquino.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, a conclusão da sinalização horizontal e vertical nas imediações da Universidade de Cuiabá (Unic), também aumentará a segurança dos que transitam por ali.

“Ainda falta concluir a ultima etapa que é o paisagismo que será feito pela Secretaria de Serviços Urbanos. Mas a sinalização e as obras de alargamento do canteiro estão concluídas, e também aumentou a segurança com a definição de uma faixa de pedestre próximo ao semáforo. Estamos intensificando a fiscalização para que irregularidades não sejam praticadas”,

Adequações

Com a retirada dos ambulantes que vendiam lanches no local, o canteiro central da avenida Beira Rio foi alargado em mais quatro metros, voltando ao seu tamanho normal que é de 6 metros. Também foram refeitas as calçadas e meios fios e um gradil foi instalado no centro do canteiro.

Os trabalhos visando à revitalização da área começaram em dezembro sob a coordenação da Secretaria de Ordem Pública. Foram retiradas da área cerca de 40 ambulantes, que atuavam nas calçadas, e em trailers e barracas localizadas nas laterais da avenida e no canteiro central. “Estes ambulantes não tinham autorização da prefeitura e ocupavam o espaço irregularmente. Com esta revitalização, devolvemos o espaço aos motoristas e aos pedestres”, disse Eduardo Henrique.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, a retirada dos trailers que vendiam lanches além de aumentar a capacidade de trânsito na via também trouxe mais segurança aos pedestres que podem fazer a travessia em duas faixas de segurança localizadas no semáforo, onde foi instalada uma botoeira para ser utilizada por quem pretende fazer a travessia. “Agora eles têm, inclusive, uma melhor visão que antes era prejudicada pela presença das barracas”, disse Thiago França.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet