Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

manifestação do dia 13

Mais de 5% da população de Cuiabá foi às ruas pedir impeachment; Veja vídeo aéreo

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Mais de 5% da população de Cuiabá foi às ruas pedir impeachment; Veja vídeo aéreo
A multidão barulhenta que subiu a Avenida Getúlio Vargas em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no domingo, 13, representa pouco menos 6% da população de Cuiabá, se considerada a estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). De acordo com a Pasta, 32 mil pessoas estiveram no ato, desenvolvido em parte, via Facebook por grupos como o “Muda Brasil”. O número corresponde a 5,8% dos moradores da capital, em comparação com dados oficiais do último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, segundo o qual a população de Cuiabá é de 551.098 pessoas.


Leia mais:
Bonecos gigantes, apelo por soluções de "direita" e apoio a Moro marcam manifestação em Cuiabá


Se levado em conta o montante divulgado pela organização do evento, 50 mil, a quantia chega a 9,07% de adesão na cidade. A porcentagem pode ser um pouco menor se levado em conta que o ato contou com participantes de Várzea Grande. Somando a demografia de ambos os municípios o número de habitantes passa para 803.694, e as porcentagens caem para 3,98% e 6,22% com relação aos cálculos da Sesp e dos organizadores, respectivamente.

Ao som do hino nacional e de marchas debochadas, contrárias ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff, famílias caminharam da Praça Alencastro até o tradicional restaurante Choppão, para protestar contra a administração do Partido dos Trabalhadores (PT). Vestidos de verde e amarelo, homens, mulheres e crianças de todas as faixas etárias também pediram pelo fim da corrupção, e entoaram palavras de apoio ao juiz federal Sérgio Moro.

Ditos conta a corrupção, grupos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Maçonaria, do Sindicato da Polícia Federal, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomercio), mobilizaram integrantes no trajeto. Pelo menos 100 jovens uniformizados com uma estampa de apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro também compareceram à caminhada. 

Embora o clamor dos insatisfeitos destacasse um sentimento uniforme de insatisfação geral no país, os números apontam para o contrário, e as divergências nas estimativas acompanharam praticamente todas as edições da marcha. Na versão paulistana, a maior do Brasil, o instituto de pesquisa Datafolha contabilizou que 500 mil pessoas participaram do ato. Já a Polícia Militar do Estado somou 1,4 milhões. Deste modo, os números corresponderiam a 4,4% ou 12,4% de brasileiros adeptos à pauta da manifestação.

O Datafolha também divulgou um levantamento que mostra que, como nas outras grandes manifestações contra Dilma Rousseff ao longo do ano passado, o perfil dos participantes se mantém entre o cidadão de renda superior à média da população. A tendência se repetiu em outras cidades, como no Rio de Janeiro, por exemplo. Lá, a cena de um casal com seus gêmeos sendo cuidados por uma babá durante o percurso, resultou em acusações de que o ato pretende perpetuar os interesses classistas de uma parcela reduzida de brasileiros. 

Veja o vídeo:
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet