Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

pontes e Lacerda

Invasores atiram contra seguranças da ‘Serra do Caldeirão’, ameaçam colocar fogo em base e 45 são presos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Invasores atiram contra seguranças da ‘Serra do Caldeirão’, ameaçam colocar fogo em base e 45 são presos
Um total de 45 pessoas que invadiram a área de garimpo da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste) foram presas em uma ação conjunta da Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Militar, na sexta-feira (22). Essa é a terceira vez queas forças de segurança são acionadas para retirar garimpeiros da região. Segundo assessoria da Polícia Civil, a  ação foi desencadeada após a empresa privada que faz a segurança da região acionar a Polícia sobre a invasão.  


Leia Mais:
Oito garimpeiros são presos após invadirem novamente a Serra do Caldeirão para extração de ouro

Todos os detidos serão autuados em flagrante pelo crime de extração ilegal de minério. Uma mulher responderá por tráfico de drogas e um homem por tentativa de homicídio.

A ação teve início após um representante da empresa de segurança registrar o boletim de ocorrência na Delegacia de Pontes e Lacerda, informando que a região do garimpo havia sido invadida por várias pessoas que portavam armas de fogo, inclusive de cano longo.

Para entrar na área, os garimpeiros efetuaram disparos contra os seguranças e ameaçaram atear fogo na base da mineradora responsável pela região, que fica no topo da serra. Imediatamente, o delegado Gilson do Carmo Silveira reuniu a equipe de investigadores da delegacia e solicitou apoio da Polícia Militar para ida até o local.

Quando os policiais chegaram à região de garimpo, a área já estava ocupada por cerca de 80 pessoas.  Os garimpeiros colocaram “olheiros” para monitorar os seguranças e a eventual chegada da Polícia, além de um grupo armado que tinha como objetivo reprimir a abordagem policial, atirando contra quem se aproximasse.
Após o estudo do local, os policiais montaram uma estratégia para ingressar a área, entrando por vários lados.

O grupo armado reagiu atirando contra os policiais e durante troca de tiros, um dos garimpeiros armados foi atingido na perna, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital de Pontes e Lacerda.
Outra parte da equipe de policiais fez a abordagem dos ocupantes da área, conseguindo realizar a detenção de 43 pessoas, que foram conduzidas a Delegacia de Pontes e Lacerda. Muitas pessoas que ocupavam a área correram e se esconderam no mato. Mais tarde, dois garimpeiros foram detidos pelos seguranças da região e encaminhados à delegacia.

Uma porção de pasta base de cocaína foi apreendida com uma mulher detida na ação. O garimpeiro, que integrava o grupo armado e que acabou atingido, responderá por tentativa de homicídio.
Segundo o delegado Gilson Silveira do Carmo, os garimpeiros estavam se preparando para retomar a extração de minério na área. “O grupo invadiu a serra com objetivo de primeiramente ocupar a área e durante a noite chegariam os equipamentos para extração”, disse.

Entenda:

O  garimpo foi instalado em setembro de 2015 no município de Pontes e Lacerda, na região Oeste de Mato Grosso em uma área de 4 mil hectares, a dez  quilômetros do centro da cidade. No auge da ocupação, o local chegou a ter oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro. Decisões da Justiça Federal determinaram a retirada de qualquer invasor da área considerando a degradação ambiental, além do risco de vida pela exploração sem nenhuma condição de segurança. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet