Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

cuiabá

CPA IV ‘concentra’ casos de dengue e zika, casos confirmados em grávidas chega a 116

CPA IV ‘concentra’  casos de dengue e zika, casos confirmados em grávidas chega a 116
A região Norte de Cuiabá vem concentrando o maior número de casos de dengue, chikungnya e zika em 2016. Balanço do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) aponta que neste mês de maio,  o CPA IV lidera o ranking de casos, com 38 casos suspeitos de Zica e 19  de dengue; na Regional Sul o Pedra 90 com 365 casos suspeitos de Zica e 100 de dengue; na Regional Leste o bairro Dom Aquino com 71 casos suspeitos de Zica e 39 de dengue e na Regional Oeste, o bairro Santa Isabel, com 89 casos suspeitos de Zica e 49 de dengue. Foram mais de mil casos confirmados no acumlado do ano. 


Leia Mais:
 Colômbia tem mais de 3 mil grávidas infectadas com zika

No total, o acumulado do ano foram notificados em Cuiabá 1.028 casos de dengue, com 208 casos confirmados da doença; 39 casos suspeitos de chikungunya (nenhum confirmado) e 482 casos suspeitos de zika em gestantes dos quais 116 tiveram confirmação laboratorial e 2.100 casos em outras pessoas, com 177 deles confirmados para zika.

A Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, continua o trabalho de rotina, de orientação e tratamento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika e também o trabalho de combate à microcefalia.

As atividades de controle vetorial nesse período foram realizadas por meio de visitas a 26.679 imóveis em toda a capital. Nesse trabalho diário, os agentes de combate as endemia tratou 3.679 imóveis e 4.390 depósitos de água.

Microcefalia e Síndrome de Guillain-Baré

Segundo dados acumulados de 08 de novembro de 2015 a 30 de abril deste ano, em Mato Grosso foram notificados (de 2015 a 2016) 212 casos de microcefalia e ou alterações do SNC (Sistema Nervoso Central).  Desse total, 120 dos casos notificados são sugestivos de infecção, congênita, em fetos, abortamentos, natimortos ou recém-nascidos.  Um total de 15 deles foram investigados e confirmados e 77 foram investigados e descartados.

Em relação aos casos de Síndrome de Guillain-Barré (SBG) em 2016 foram notificados 6 casos em Cuiabá e 5 de não residentes totalizando 11 casos.

 A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho reafirmou a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Sabemos que manter os quintais limpos e não acumular o lixo é fundamental para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Na nossa rotina buscamos sempre fortalecer as ações voltadas a conscientização da população sobre as medidas de prevenção e cuidados principalmente no caso das mulheres grávidas e em idade fértil”. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet