Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

ÍNDICE

Após prisão do 'grupo de mercenários', Várzea Grande registra quinze dias sem homicídios

Foto: Myke Toscano/Gcom

Roger Jarbas, Secretário de Segurança Pública

Roger Jarbas, Secretário de Segurança Pública

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não houve registros de homicídio em Várzea Grande nos últimos 15 dias. No mesmo período de 2015, por exemplo, a cidade teve seis homicídios registrados. No dia 26 do mês passado, a Sesp prendeu um grupo de mercenários que atuava no Cristo Rei. Segundo o secretário de Segurança Pública, Roger Jarbas, o grupo seria responsável por 40% dos homicídios ocorridos em Várzea Grande desde 2013.


Leia mais:
Ladrão que pilotou moto em roubo e tentativa de assassinato de PM já matou policial civil a machadas

De acordo com a Sesp, o número é resultado das operações integradas da secretaria, como a operação “Carga Máxima” e a operação “Bairro Seguro” que resultaram em queda nos indicadores de criminalidade na região metropolitana.

O índice foi comemorado pelo governador Pedro Taques (PSDB) em sua página oficial no facebook. Na postagem feita na noite de ontem (13) o governador chama de "boa notícia da noite" a ausência de homicídios na cidade industrial e parabeniza os policiais e agentes de segurança: "parabéns aos guerreiros da segurança pela luta diária!". 

Em Cuiabá, os homicídios caíram 36% em abril em relação ao mesmo período do ano passado. Para o secretário de Segurança Pública, Roger Jarbas, a integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil é um dos fatores que explicam os índices positivos.

"Nosso foco tem sido as ações qualificadas, com integração das forças, grande amparo no trabalho de inteligência e a participação efetiva da comunidade", afirmou o secretário.

O modelo da operação Bairro Seguro foi estendido nesta sexta-feira (13) para atuação em todo o Estado. Mais de 2,5 mil policiais militares dos batalhões de área e especializados foram empregados em apoio e reforço durante 24 horas da operação. A ação é realizada simultaneamente nos 15 Comandos Regionais da Polícia Militar.

Operação Carga Máxima e Bairro Seguro

A operação Carga Máxima, deflagrada no início de fevereiro e ainda em andamento, é voltada para o combate a criminalidade em todo Estado. Já a operação Bairro Seguro foi lançada em 15 de abril com uma proposta de atuação nos bairros da capital e Várzea Grande.

No primeiro final de semana, a operação foi deflagrada em 11 bairros de Cuiabá e Várzea Grande, incluindo ações integradas como bloqueios, blitze, fiscalização de empreendimentos comerciais e policiamento ostensivo reforçado.

Operação Mercenários

A ‘Operação Mercenários’, deflagrada na terça-feira (26), prendeu 17 pessoas acusadas de formar um suposto ‘grupo de extermínio’. Entre os detidos estão seis policiais militares e seis vigilantes. Ao todo, eles teriam participado de ao menos cinco homicídios entre os meses de março e abril de 2016. Todos os militares presos são lotados junto ao Comando Regional II (Várzea Grande).
 
A maioria das ordens de prisão foram cumpridas no bairro Cristo Rei, alvo de inúmeros crimes que possuem o mesmo modo de atuação, homens encapuzados que chegam em veículos e disparam. Normalmente, as vítimas são homens e com idade entre 18 e 25 anos e têm passagens pela polícia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet