Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

sem previsão

Unemat suspende vestibular para 14 mil estudantes por causa de greve geral

Vestibular da Unemat é adiado em função da greve geral

Vestibular da Unemat é adiado em função da greve geral

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) suspendeu, por tempo indeterminado, o vestibular 2016/2, que seria realizado no próximo domingo (5). Ainda não há nova data para realização das provas e, com isso, o início do semestre pode atrasar. Em nota, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) informou que a decisão foi tomada para que nenhum dos candidatos seja prejudicado, e que a nova data da prova só será definida após o fim da greve na instituição, que aderiu à greve geral dos servidores estaduais, iniciada nesta terça-feira (31). Os servidores cobram o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%, referente à inflação 2015.


Leia mais:
Greve geral pelo RGA tem início nesta terça com mobilização de servidores no CPA
 
Com a suspensão, os 14.860 candidatos inscritos vestibular seguem sem previsão de quando farão as provas. Segundo a Unemat, dos inscritos, 1.900 moram em outros estados brasileiros e 3.559 viajariam de cidades de Mato Grosso para algum dos 14 polos em que serão aplicadas as provas – tratam-se das cidades onde existem campi da Unemat, além da capital, Cuiabá, e de Aripuanã, na região noroeste do Estado. Neste vestibular, a Unemat oferta 59 cursos regulares e dois na modalidade diferenciada, em 12 municípios do estado. 

Na nota, a Unemat destaca que é necessário o envolvimento dos servidores da instituição para realizar o vestibular, além da necessidade de espaços públicos para realização das provas. Grande parte das provas seriam realizadas em escolas estaduais, que também paralisaram as atividades. Além disso, há risco de mais ocupações nas escolas, já que estudantes em diversos municípios do estado ocupam as unidades para protestar contra as Parcerias Público-Privadas (PPP). Desse modo, candidatos poderiam ser prejudicados.

“Considerando os riscos de insistir na realização do Concurso Vestibular 2016/2 em meio ao movimento dos Servidores Públicos Estaduais, seja por eventual ocupação dos espaços, seja pela insuficiência de pessoal para a aplicação das provas e acompanhamento do concurso”, diz trecho do edital complementar, publicado nesta segunda-feira (30).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet