Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

salve geral

Mais três presidiários são autuados por liderar ataques e atentados em MT

Ordens partiram de dentro da Penitenciária Central do Estado

Ordens partiram de dentro da Penitenciária Central do Estado

Três reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, foram autuados em flagrante, na noite deste domingo (12), por liderarem os ataques a que ocorreram entre a sexta-feira (10) e a madrugada de domingo. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), João Luiz Baranosk, Reginaldo Silva Rios e Carlos Alberto Vieira Teixeira orquestraram as ações de dentro da unidade prisional, onde cumprem pena. O trio foi autuado por organização criminosa e crime de incêndio.


Leia mais:
Base de Três Barras é atacada com pelo menos 47 tiros e coquetel molotov
 
A Inteligência da Sesp apurou que os ataques foram ordenados por presidiários em retaliação à greve dos agentes penitenciários. Neste fim de semana, foram incendiados três ônibus em Cuiabá e Várzea Grande, e houve tentativa de incendiar mais um. Houve também um atentado à casa de um sargento da Polícia Militar e de um agente penitenciário. A Base Comunitária de Segurança Pública do Três Barras foi alvo de 47 tiros e dois coquetéis molotov, que não explodiram. Houve ataques também em várias cidades do Estado.

Ao realizar buscas nos raios 3 e 4 da PCE, na noite deste domingo, os agentes encontraram aparelhos celulares e materiais diversos que comprovaram a participação do trio nas ordens de ataques criminosos que aconteceram em Mato Grosso. Segundo o secretário adjunto de Inteligência da Sesp, Gustavo Garcia, a identificação dos líderes foi possível graças ao trabalho de investigação das forças de Segurança Pública em conjunto com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

As investigações vão continuar tanto dentro das unidades prisionais como fora, para identificar possíveis novos participantes dos atos criminosos.  “Por meio desse trabalho integrado conseguimos identificar essas pessoas como lideranças das ações criminosas em todo Estado. Essas autuações são apenas a continuação de um trabalho que não vai parar”, afirmou Garcia.

Outras prisões

Com o início dos ataques a ônibus, na noite de sexta-feira, as forças de segurança de Mato Grosso deflagraram uma operação integrada contra os ataques criminosos no Estado. Ainda na noite de sexta-feira, o detento Reginaldo Aparecido Brito, também preso na PCE foi apontado como mentor dos ataques. Outro preso envolvido nos atentados é Fabiano Alailton de Souza, o “Peruca”, de 28 anos.

No sábado, 14 pessoas foram presas, sendo 10 em Cuiabá e Várzea Grande, e outras quatro em Primavera do Leste, onde foram queimadas uma viatura desativada da Polícia Militar e um veículo utilitário. No domingo, policiais militares de Barra do Garças prenderam duas pessoas suspeitas de atear fogo em duas viaturas do Sistema Socioeducativo do município. Na Sesp foi montado um gabinete de crise que acompanha os trabalhos no Estado. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet