Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Projeção de medalhas despenca, e Brasil não seria top 10 no Rio

A 50 dias da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a expectativa de ver o Brasil no topo do quadro de medalhas despencou. Segundo uma atualização do levantamento feito pela "Infostrada Sports", empresa holandesa de estatísticas, a expectativa hoje é que a delegação brasileira termine a Olimpíada apenas na 11ª colocação geral.


De acordo com o estudo, que leva em consideração o desempenho dos atletas, o Brasil deve conquistar 20 medalhas: oito de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

O top 10 (que considera pela ordem as delegações com mais medalhas de ouro) seria formado hoje por Estados Unidos (41), China (31), Rússia (21), Reino Unido (17), Austrália (17), Alemanha (15), Japão (15), França (12), Coreia do Sul (11) e Nova Zelândia (8).

A projeção vem caindo. Em 2015, a "Infostrada Sports" era mais otimista: 27 medalhas, sendo dez de ouro. Assim, o Brasil finalizaria na oitava colocação. Na época, a meta foi compartilhada pelo COB (Comitê Brasileiro Olímpico), que desde o início tem dito que um bom resultado no Rio será obter entre 27 e 30 medalhas na disputa.

Em março deste ano, a previsão caiu novamente: 24 medalhas, o que deixaria o Brasil na décima colocação no quadro de medalhas - ainda dentro do que o COB prevê.

Tanto a previsão da empresa holandesa quanto a do COB são bem otimistas, uma vez que nunca o Brasil chegou próximo dessa quantidade de medalhas. O melhor desempenho foi em Londres-2012, com 17 pódios. Mesmo assim terminou na 22ª colocação.

Naquela edição, foram apenas três ouros conquistados pelos brasileiros. Por isso, em número de ouros a melhor participação brasileira continua sendo nos Jogos de Atenas-2004: cinco (com dez medalhas no total), e a 16ª colocação na classificação - a melhor até hoje.

Por ser o país-sede, o Brasil terá a maior delegação da Olimpíada. Até o momento, tem 442 vagas garantidas nos Jogos - a maior delegação até hoje foi em Pequim-2008, com 277.

VEJA A PREVISÃO DOS MEDALHISTAS

OURO
Alison/Bruno - Vôlei de praia masculina
Larissa/Talita - Vôlei de praia feminino
Ginástica artística masculina, Arthur Zanetti
Judô 78 kg - Mayra Aguiar
Vela feminino classe 49er FX - Martine Grael e Kahena Kunze
Futebol masculino
Vôlei masculino
Vôlei feminino

PRATA
Agatha/Barbara - Vôlei de praia feminino
Boxe peso leve - Robson Conceição
Canoa sprint classe C2 1.000 m - Souza/Queiroz Dos Santos
Ginástica Artística - Diego Hypolito
Maratona Aquática - Allan do Carmo
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Tênis duplas masculinas

BRONZE
Judô +78 kg - Maria Suelen Altheman
Judô 52 kg - Erika Miranda
Maratona aquática 10 km - Poliana Okimoto
Natação estilo livre 50 m - Bruno Fratus
Luta greco-romana 75 kg - Ferreira 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet