Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ÚLTIMO ADEUS

Velório de Júlio Pinheiro reúne centenas na Câmara; Antônio Joaquim considera-o irmão e Taques lamenta

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Velório de Júlio Pinheiro reúne centenas na Câmara; Antônio Joaquim considera-o irmão e Taques lamenta
Centenas de pessoas estão no Palácio Pascoal Moreira Cabral, sede do Poder Legislativo, na rua Barão de Melgaço, para o último adeus a Júlio Pinheiro. O corpo está sendo velado no plenário das deliberações, com uma bandeira de Cuiabá e outra do Mixto Esporte Clube, suas maiores paixões, sobre a parte inferior do caixão – abaixo da linha de cintura. O sepultamento está previsto para às 17 horas, no Cemitério da Piedade – área central de Cuiabá.  


Leia também:
Morre o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Julio Pinheiro após 17 dias internado
 
Por exigência da família, repórteres fotográficos e cinegrafistas não tiveram acesso ao plenário das deliberações, onde ocorria o velório. A presença era permitida somente no pátio externo e saguão principal do Palácio Pascoal Moreira Cabral.

O Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso divulgou nota de pesar em que o governador José Pedro Taques (PSDB) lamentou a morte do vereador Júlio César Pinheiro (PTB), presidente da Câmara de Cuiabá, ocorrida na noite desta segunda-feira (20), no Hospital Santa Rosa.
 
“Recebi com muito pesar a notícia da morte do vereador. À família enlutada presto minhas condolências neste momento de dor”, declarou Taques, conforme release do GCOM.
 
Muito emocionado, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Antônio Joaquim Neto, pediu para não dar entrevista e definiu numa frase o que Pinheiro representava. “Era um irmão!”, afirmou Antônio Joaquim.
 
O prefeito Mauro Mendes (PSB) destacou a lealdade de Júlio Pinheiro. “Quem o conhecei, mais próximo, sabe de suas grandes qualidades. Era homem de coragem e leal; honrava compromisso”, afirmou Mendes, que foi substituído por então presidente da Câmara.
 
Amigo há mais de 30 anos, o publicitário e advogado Mauro Cid Nunes, ex-secretário de Comunicação da Capital na administração Chico Galindo, recordou de uma passagem por Júlio Pinheiro pela Prefeitura de Cuiabá, na época da concessão do sistema de água e esgoto. “Ele me chamou e disse: temos que fazer uma armadilha e aprovar a concessão. Se a concessionária pecar, serei o primeiro a gritar”, disse Júlio, que realmente foi um crítico ácido da CAB Cuiabá, nos últimos meses. Mauro Cid também foi secretário de Comunicação da Câmara Municipal, no primeiro mandato de Pinheiro como presidente.
 
O procurador geral de Cuiabá, Rogério Gallo, destacou a facilidade com que Júlio convencia os colegas, em votações importantes, no Poder Legislativo. “Era expressiva liderança de Cuiabá, com poder de aglutinar os vereadores e estabelecer um ambiente harmônico. Um dos grandes exemplos foi a recente votação da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Cuiabá”, pontuou Gallo.
 
Para o segundo vice-presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Edson Henrique Rodrigues Amaral, que foi apoiador de Júlio, o movimento comunitário perde uma referência. “Seu gabinete estava sempre de portas abertas  para os líderes comunitários e, não raras vezes, socorria as associações de diferentes formas”, explicou Edson Amaral.
 
Júlio Pinheiro foi vereador por quatro mandatos e três vezes presidente da Câmara de Cuiabá. Atualmente, era também presidente da Executiva Regional do PTB. Apaixonado por futebol, foi presidente do Mixto Esporte Clube, equipe mais popular de Mato Grosso, sendo responsável pelo último título da agremiação (do total de 24), conquistado em 2008.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet