Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Interesse

Ministério Público sinaliza com possibilidade de novos radares em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Ministério Público sinaliza com possibilidade de novos radares em Cuiabá
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago França, revelou que o Ministério Público tem interesse em pedir a instalação de novos radares em vias da capital mato-grossense. Por enquanto, a pasta não tem qualquer estudo ou plano para que novos equipamentos sejam adquiridos.


Leia mais:
Ministério dos Transportes nega desligamento de radares em Mato Grosso
 
“Não existe a previsão de novos equipamentos eletrônicos para a cidade, embora exista um interesse por parte do Ministério Público Estadual (MPE) para que outros pontos da cidade sejam contemplados com estes equipamentos. Porém, não há nenhum estudo ou apontamento por parte da secretaria”, disse o secretário durante o lançamento do Painel da Mobilidade.
 
Desde que foram instalados, em agosto de 2014, os equipamentos já aplicaram mais de 485 mil multas. Ao todo, a estimativa é que a prefeitura tenha arrecadado aproximadamente R$ 10 milhões. Os carros são responsáveis por 78,34% das multas aplicadas pelos equipamentos, seguido pelas motocicletas (12,34%) e caminhões (5,74%).
 
O secretário ainda comentou que o número de acidentes tem caído após a instalação dos equipamentos. A única avenida em que houve acréscimo foi a Miguel Sutil. A avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) foi uma das que tiveram maior redução, segundo ele: “São equipamentos que vieram para salvar vidas”, finalizou.
 
Critérios técnicos
 
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, a definição dos pontos onde são instalados os equipamentos obedece a critérios técnicos definidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). E dentre os fatores considerados estão o volume de tráfego e os índices de acidentes.
 
A instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica é uma exigência do Ministério Público Estadual, que assinou com o município, em julho de 2011, um termo de Ajustamento de Conduto (TAC). O TAC foi assinado com o prefeito interino, o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (na gestão Chico Galindo).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet