Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

sucessão de cunha

Novo presidente tem missão de recuperar imagem da Câmara, dizem deputados de MT

Novo presidente tem missão de recuperar imagem da Câmara, dizem deputados de MT
Deputados federais de Mato Grosso esperam que a eleição do novo presidente da Câmara Federal recupere a imagem da Casa de Leis, desgastada após sucessivas turbulências, que atingiram o ponto mais crítico quando então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi afastado do mandato de deputado, em uma decisão inédita do Supremo Tribunal Federal (STF). Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente no segundo turno, com 285 votos, na quarta-feira (13), para completar o mandato de Cunha, até fevereiro de 2017.


Leia mais:
Bancada de MT está dividida para escolher sucessor de Eduardo Cunha; veja como serão os votos
 
Horas antes da votação que escolheu Maia, os deputados afirmaram ao Olhar Direto que tinham expectativas positivas. “Sem dúvida a escolha de um novo presidente normaliza a situação da Câmara após todo esse período de instabilidade”, avaliou Carlos Bezerra (PMDB).

“A proposta de todos os candidatos é melhorar a imagem da Câmara. Passamos uma fase muito dura. Agora com a mudança do presidente da República, a entramos em um momento novo, e o novo presidente tem a oportunidade de levantar a moral da Câmara Federal”, disse Ezequiel Fonseca (PP).

Nilson Leitão (PSDB) observou que a imagem de Eduardo Cunha estava ruim e que uma mudança era necessária. “Qualquer presidente eleito vai ter função de mudar o comportamento e resgatar a credibilidade da Câmara. A situação do Eduardo Cunha estava totalmente insustentável. Ele perdeu a confiança e sem confiança não dá para continuar”, disse o tucano.

Adilton Sachetti (PSB), por sua vez, afirmou que a simples mudança de presidente não é suficiente para resgatar a Casa de Leis. “Não foi nenhum ato grandioso que maculou a Câmara; foi um conjunto de desgastes ao longo do tempo. A mudança de presidente ajuda a recuperar, mas não é só isso. São várias atitudes que o novo presidente tem que tomar”, disse.

“Como gestor, Eduardo Cunha fez um bom trabalho. Mas o componente político era muito forte, pois ele não dava muito espaço para os outros. Ele sabia manobrar o regimento como ninguém. O novo presidente tem que dialogar mais, distribuir as tarefas. Mas principalmente resgatar a credibilidade com a população. Com as denúncias que pairavam sobre ele, a população tinha dúvida. O que precisamos resgatar é o respeito da sociedade, porque não estamos aqui de graça. Fomos eleitos”, concluiu. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet