Olhar Direto

Terça-feira, 20 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Barra do Bugres

Caravana da Transformação registra 1.659 cirurgias oftalmológicas

Foto: Reprodução/Secom-MT

Caravana da Transformação registra 1.659 cirurgias oftalmológicas
Mais de 1.650 pessoas já passaram por cirurgias oftalmológicas durante a Caravana da Transformação, do Governo de Mato Grosso, iniciada no dia 12 de julho na cidade de Barra do Bugres (163 km de Cuiabá). Nesta terça-feira (19.07) ocorreram 174 cirurgias de catarata, 17 de pterígio e 58 procedimentos de yag lazer. Os procedimentos abrangeram cidadãos de outros 11 municípios da região e devem ser encerrados nesta quinta-feira (21.07).


Leia mais:
Mais de 2400 exames são feitos em primeiro dia de Caravana da Transformação

Até o momento, foram registrados um total de 1.397 cirurgias de catarata, 204 de pterígio, 58 yag lazer, 5.003 mil consultas oftalmológicas e um total de 26.304 procedimentos.  Outras 1.160 pessoas já fizeram o retorno das cirurgias realizadas nos dias anteriores. 

Na sexta-feira (15), a Associação  Mato-Grossense de Oftalmologia conseguiu barrar na Justiça a realização de cirurgias de catarata que seriam realizada por meio do projeto. A liminar foi expedida levando em consideração a justificativa de que a realização de cirurgias em caminhões e tendas improvisadas pode ocasionar cegueira ou até a morte dos pacientes. A decisão, no entanto, foi derrubada no sábado (16), pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. 

Segundo o assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Werley Perez, a pasta permanecerá com a equipe de fiscalização do contrato em Barra do Bugres para acompanhar as consultas pós-cirúrgicas. Depois, a equipe da Saúde voltará em 30 dias para acompanhar a última consulta de quem fez cirurgia na Caravana da Transformação.

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), informou que a Vigilância Sanitária acompanhou todas as cirurgias e consultas e o Ministério Público também acompanhou a Caravana. Ainda de Acordo com a Pasta, cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.

Para realizar o projeto, a administração conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet