Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Hashtag

Operação da PF contra terrorismo teve apenas mandado de busca e apreensão cumprido em MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Operação da PF contra terrorismo teve apenas mandado de busca e apreensão cumprido em MT
A operação ‘Hashtag’, deflagrada nesta quinta-feira (21) pela Polícia Federal (PF) para desarticular um grupo envolvido na promoção do Estado Islâmico (EI) e na execução de atos preparatórios para a realização de atentados terroristas e outras ações criminosas, teve apenas uma mandado de busca e apreensão cumprido em Mato Grosso. Anteriormente, havia sido divulgado que uma pessoa teria sido presa no Estado.


Leia mais:
Terrorista do Estado Islâmico é preso em cidade de Mato Grosso; outros 10 suspeitos foram capturados no país
 
Conforme as informações atualizadas pela PF nesta tarde, cerca de 130 policiais cumpriram mandados judiciais expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba, sendo 10 prisões temporárias, 2 conduções coercitivas e 19 buscas e apreensões, nos estados do Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
 
A informação inicial era de que em Mato Grosso uma pessoa teria sido presa. Porém, apenas um mandado de busca e apreensão foi cumprido no Estado, conforme a Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal. (confira a descrição por estados no fim da matéria).
 
As investigações tiveram início em abril com o acompanhamento de redes sociais pela Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal (DAT). Os envolvidos participavam de um grupo virtual denominado ‘Defensores da Sharia’ e planejavam adquirir armamentos para cometer crimes no Brasil e até mesmo no exterior. Uma ONG com atuação na área humanitária e educacional também é investigada por participação no caso.
 
Os investigados responderão individualmente, na medida de suas participações, pelos crimes de promoção de organização terrorista e realização de atos preparatórios de terrorismo, ambos previstos na Lei 13.260/2016. A pena para o primeiro crime é de cinco a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. Para quem executa atos preparatórios, a pena varia de três a 15 anos de prisão.
 
Confira a descrição dos locais em que os mandados foram cumpridos:
 
RS: Um MP e um MBA;
 
PR: Um MP e um MBA;
 
RJ: Um MP e um MBA;
 
PB: Um MP e um MBA;
 
CE: Um MP e um MBA;
 
SP: Quatro MP's, oito MBA's e um MCC;
 
MG: Um MBA e um MCC;
 
GO: Duas MBA's;
 
MT: Uma MBA;
 
AM: Um MP e dois MBA's.

 
*MP - Mandado de prisão; MBA - Mandado de busca e apreensão; MCC - Mandado de condução coercitiva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet