Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

Educação

Na opinião de ex-secretáiro, Cuiabá investe em valorização profissional para melhoria da Educação

Foto: Da Assessoria

Na opinião de ex-secretáiro, Cuiabá investe em valorização profissional para melhoria da Educação
Como parte da proposta de antecipação das metas do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a administração municipal alega ter investido em programas de modernização da rede de ensino e valorização dos profissionais.A realização do maior concurso público da Educação de Cuiabá, que neste ano, já convocou 1.713 mil aprovados para a primeira etapa de contratação, é apontada pelo ex-secretário de educação, Gilberto Figueiredo (PSB), como uma destas iniciativas.


Leia mais:
Com Antero de marqueteiro, Emanuel Pinheiro disputa prefeitura com foco no servidor público

A proposta, idealizada por ele, conta com a equalização do investimento em modernização da infraestrutura de trabalho com a qualificação profissional. De acordo com gilberto, o resultado poderá ser visualizado nos próximos Idebs, mas já é visível no dia a dia escolar e na rotina do sistema de educação municipal.

Entre os anos de 2013 e 2015, o número de benefícios de licença prêmio usufruídos pelos servidores da pasta foi mais de 2,5 vezes superior ao realizado de 2009 a 2012, quando foram concedidas 913 licenças-prêmio. Nos últimos três anos, foram 2.328 mil servidores beneficiados e mais 822 somente em 2016. A concessão do benefício a cada cinco anos trabalhados, além de assegurar o direito do profissional, permite a melhor organização do sistema e economia de recursos.

Além disso, em todos os anos, mais que a recomposição das perdas inflacionárias, os profissionais da educação de Cuiabá conquistaram ganho real em seus salários. A progressão de carreira também foi levada em consideração na política de valorização profissional da educação e 4.560 mil profissionais conquistaram elevação de nível e de classe desde 2013.

Paralelo a isso, foi implantado o Programa de Avaliação Institucional, englobando a avaliação dos servidores, gestores e acadêmica. Este é o único indicador de qualidade do Município, no qual a Educação se destaca nas primeiras colocações dos serviços desempenhados pela Prefeitura.

Figueiredo ressalta que a meritocracia é preponderante para se alcançar resultados. Por isso, foi instituída a nota mínima de classificação para o processo de eleição dos gestores escolares. Junto ao projeto, foi instituído o curso de formação de candidatos, assegurando profissionais mais preparados à frente da gestão das unidades de ensino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet