Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Chance de ouro

Mato Grosso terá três atletas nas Olímpiadas do Rio 2016; conheça

Foto: Divulgação

Mato Grosso terá três atletas nas Olímpiadas do Rio 2016;  conheça
Três atletas mato-grossenses irão representar o Estado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. A abertura oficial do evento é no fim da tarde desta sexta-feira (05). Ana Sátila (Canoagem), Bruna Benites (Futebol Feminino) e Clemilda Fernandes (Ciclismo de Estrada) irão em busca de uma medalha nas Olímpiadas. O judoca David Moura e o nadador Felipe Lima ficaram de fora da competição.


Leia mais:
CBF se impressiona com Arena Pantanal e seleção deve vir à Cuiabá em 2017

Ana Sátila (foto ao lado) já havia sido destaque nos Jogos Pan-Americanos de 2015. Em 2016, a canoísta figura como uma grande possibilidade de trazer o ouro para casa. Na infância, a jovem quase morreu afogada quando passava férias no litoral santista. Ela quase se afogou. Filha de pai nadador, iniciou na natação até que conheceu a canoagem e se apaixonou.
 
A mato-grossense integrou pela primeira vez a delegação brasileira com apenas 16 anos. Quando se destacou, ela se mudou para o Paraná, onde segue em forte treinamento. Ana conseguiu o índice para participar dos Jogos Olímpicos mais de um ano antes do evento. Ela nasceu em Iturama (MG), mas começou treinando aos nove anos, em Primavera do Leste. A canoísta foi campeã mundial júnior e vice-campeã do Mundo na categoria Sub-23. Além de trazer a tão sonhada medalha de ouro e outra de prata no Pan.
 
Já a zagueira Bruna Benites (foto abaixo) integra o elenco da seleção feminina de futebol. Em diversos momentos da caminhada do time ela foi a capitã em campo. A atleta nasceu em Cuiabá, mas brilhou em terras sul-mato-grossenses, onde se mudou com a família. Em Mato Grosso, ela chegou a jogar no time feminino do Mixto. Na seleção, estará ao lado de nomes internacionalmente consagrados, como Marta, que atua na Suécia, Cristiane e Érika, ambas do Paris Saint-Germain.


 
Em fevereiro deste ano, ela voltou a jogar após cirurgia no joelho para resolver uma entorse que sofreu um mês antes da estreia no Pan de Toronto. Ao todo, foram oito meses ‘de molho’. O anúncio da convocação dela foi feito dia 13 de julho.
 
Por fim, Mato Grosso tem a ciclista Clemilda Fernandes (foto ao lado), natural de São Félix do Araguaia. Ela começou a se apaixonar pelo esporte quando um dos seus irmãos se interessou por um passeio ciclístico. Com 37 anos, ela tem diversos títulos em sua carreira: foi Bronze no Pan de 2007 no Rio, prata no Pan de ciclismo de Mar del Plata e campeã da Volta de El Salvador, em 2012.
 
Além disto, Clemilda é tricampeã da Copa América, já participou de pelo menos oito campeonatos mundiais e esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e em Londres 2012. Em 2013, a mato-grossense foi atropelada por um caminhão e arremessada para longe. Ela ficou seis dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), teve fraturas, perfurou o pulmão, fez um corte profundo na cabeça e escoriações. O motorista fugiu, sem prestar socorro.
 
No início de 2016, novamente ela foi atropelada. Por sorte, desta vez ela teve apenas ferimentos nas mãos e pernas. Clemilda compõe a equipe de ciclismo de estrada ao lado de outros três atletas.
 
Mato Grosso poderia ter ainda mais representantes. Porém, o judoca não conseguiu a classificação. A vaga que ele disputava ficou com Rafael Silva, o “Baby”, bronze em Londres 2012. Baby vai representar o Brasil no judô peso-pesado (acima de 100kg). Ele é nono no mundo e Moura, o décimo. Além dele, o nadador Felipe Lima também ficou de fora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet