Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

sim senhor

Sete dias após convenção, PSB envia nota para reafirmar apoio a Wilson Santos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sete dias após convenção, PSB envia nota para reafirmar apoio a Wilson Santos
No sétimo dia após a convenção partidária que definiu apoio a candidatura do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) a prefeito de Cuiabá, o presidente regional do PSB, deputado federal Fábio Garcia, assina uma nota oficial reafirmando a parceria com o candidato tucano. A nota vem após o presidente regional do PDMB, Carlos bezerra (PMDB), afirmar que a militância do PSB apoiará a candidatura de Emanuel Pinheiro (PMDB), por baixo dos panos.


Leia mais:
Bezerra afirma que grupo de Mauro Mendes vai apoiar Emanuel “por baixo dos panos”

“O PSB, em Mato Grosso (PSB/MT), representado por seu presidente regional, deputado federal, Fabio Garcia, vem por meio desta externar o total apoio do partido à “Coligação Dante de Oliveira”, que lançou como candidato a prefeito, Wilson Santos (PSDB) e a vice, Leonardo Oliveira, que pertence a esta agremiação (PSB/MT)”, consta de trecho da nota.

A postura que a militância do PSB vai adotar durante a campanha é alvo de dúvida em decorrência da escolha de Wilson Santos como candidato do grupo, após Mauro Mendes ter recuado da chance de disputar à reeleições para atender um pedido da esposa, Virginia Mendes. Santos e Mendes disputaram duas eleições como adversário e alimentaram um sentimento de rivalidade.

Um dos principais candidatos a vereador do PSB, Leonardo Oliveira, foi escolhido para ser o vice de Wilson para tentar atenuar a rivalidade e garantir o engajamento do Partido Socialista Brasileiro na campanha. Além disso, vários nomes da sigla estarão na coordenação de campanha do tucano, como complemente a nota oficial enviada, no seu segundo e último parágrafo.

“Este grupo político informa ainda que seus representantes integrarão a equipe de coordenação da campanha do candidato a prefeito Wilson Santos (PSDB) e empenharão todos os esforços legítimos para obter êxito nas eleições de 2016”, finaliza a nota, assinada por Fabio Garcia.

Contudo, Leonardo Oliveira na chapa majoritária enfraquece a chapa proporcional, uma vez que ele é considerado um dos puxadores de voto do partido. E o prefeito Mauro Mendes, principal “cabo eleitoral do PSB”, diz se esforçar pela eleição dos vereadores, mas em momento algum afirmou publicamente que pedirá votos para Wilson Santos.

Rivalidade histórica

Esse antagonismo entre os dois começou em 2008. Mauro Mendes ainda era filiado ao PR e disputava sua primeira eleição a pedido de Blairo Maggi, então governador e também filiado ao Partido da República. Wilson era candidato à reeleição e venceu Mendes no segundo turno, numa com denúncias diversificadas.

Em 2010, Mauro migrou para o PSB e disputou o Governo do Estado e novamente enfrentou Santos. Dessa vez, Mendes ficou melhor colocado, mas novamente saiu derrotado, dessa vez para Silval Barbosa (PMDB).

Naquele mesmo pleito Pedro Taques, filiado ao PDT, foi eleito senador, pelo grupo de Mauro Mendes, após derrotar Carlos Abicalil (PT) e Antero Paes de Barros, então do PSDB e candidato da mesma chapa de Wilson santos. O pleito foi a última disputa de Antero e o mal resultado nas urnas fez Santos ficar longe das disputas por quatro anos.

Foi em 2014 que os dois grupos políticos se uniram, quando apoiaram a candidatura de Pedro Taques ao governo do Estado. O PSDB, reduzido no Estado, não possuía candidato e escolheu apoiar o projeto do então senador pedetista, que era do mesmo grupo de Mauro Mendes, já prefeito de Cuiabá, desde 2010. Wilson retornou às disputa para tentar uma vaga de deputado estadual.

Naquela eleição, Wilson e Mauro Mendes chegaram a participar de comícios juntos para apoiar a candidatura de Taques, mas raramente estavam ao mesmo tempo em cima do palanque. Durante esse pleito, Pedro Taques e Wilson Santos se aproximaram. Ambos venceram as eleições. Em 2015 Pedro Taques migrou do PDT para o PSDB e escolheu Wilson Santos como líder do Governo na Assembleia Legislativa, tornando-o um aliado próximo.

Em 2016, enquanto maioria do grupo declarava apoiar a candidatura de Mauro Mendes, inclusive lideranças do PSDB, Wilson Santos era defensor de uma candidatura própria do PSDB, mesmo se para isso fosse preciso disputar contra o prefeito do PSB. Apesar de ser voz minoritária, ele assistiu Mauro recuar da reeleição na última hora, quando o próprio Partido Socialista Brasileira não possuía plano B, visto que boa parte das lideranças não descompatibilizaram, e acabou escolhido por Pedro Taques para ser candidato do grupo.

Confira nota na íntegra:

NOTA OFICIAL PSB/MT
Cuiabá, 11 de agosto de 2016
                       O PSB, em Mato Grosso (PSB/MT), representado por seu presidente regional, deputado federal, Fabio Garcia, vem por meio desta externar o total apoio do partido à “Coligação Dante de Oliveira”, que lançou como candidato a prefeito, Wilson Santos (PSDB) e a vice, Leonardo Oliveira, que pertence a esta agremiação (PSB/MT).
                       Este grupo político informa ainda que seus representantes integrarão a equipe de coordenação da campanha do candidato a prefeito Wilson Santos (PSDB) e empenharão todos os esforços legítimos para obter êxito nas eleições de 2016.


Fabio Garcia
Presidente PSB/MT

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet