Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Problema crônico

Roubos aumentam 30% e Cuiabá registra quase cinco mil ocorrências no primeiro semestre

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto/Reprodução

Shopping Três Américas foi assaltado duas vezes em 24 horas na terça e quarta-feira.

Shopping Três Américas foi assaltado duas vezes em 24 horas na terça e quarta-feira.

A Polícia Judiciária Civil (PJC) registrou 4.884 ocorrências de roubo no primeiro semestre de 2016 em Cuiabá. O número representa um aumento de aproximadamente 30% nos crimes deste tipo na capital mato-grossense, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os shoppings cuiabanos têm sofrido com diversos ataques dos criminosos nos últimos dias. Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) começou a atender ocorrências no local.


Leia mais:
Em 24 horas, loja do Shopping Três Américas é atacada duas vezes por ladrões
 
Os dados da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) apontam que até o dia 30 de junho deste ano foram registrados 4.884 ocorrências de roubo. No mesmo período do ano passado, foram registrados 3.734, enquanto que em 2014 foram 2.835. A comparação entre 2015 e 2016 aponta um acréscimo de aproximadamente 30%.
 
De fevereiro a junho deste ano os números tem sofrido uma baixa queda, passou de 907 ocorrências em fevereiro para 634 em junho. Várzea Grande fechou o primeiro semestre com 2.579 casos de roubo. O número representa um acréscimo de quase 53%, em relação ao mesmo período do ano passado (1.686 ocorrências).
 
Os shoppings da capital têm sofrido com o aumento no número de roubos. Na última terça-feira (16), criminosos armados invadiram a Studio Z, que fica no térreo do Shopping 3 Américas e causaram pânico nos clientes. Por conta do ocorrido, pelo menos outras três lojas fecharam às portas com medo da situação.
 
Menos de 24 horas depois, um criminoso tentou assaltar novamente a loja de calçados Studio Z do Shopping 3 Américas. O fato foi registrado no início da noite da última quarta-feira (17). Desta vez, o suspeito não conseguiu levar nada e fugiu. Por sorte, o assaltante não conseguiu levar nada e saiu rapidamente do local.
 
Também na quarta-feira, três criminosos foram presos após invadirem o Shopping Pantanal, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá. Os bandidos tentaram assaltar uma joalheria que fica dentro do estabelecimento, por volta das 14 horas. Um segurança percebeu a situação e acionou a equipe, que conseguiu frustrar a ação.
 
A assessoria de imprensa do Shopping Três Américas informou ao Olhar Direto que “por conta do aumento da criminalidade e da frequência de assaltos na região vai aumentar investimentos da segurança patrimonial no empreendimento”.
 
“Serão feitos ainda reforços no sistema de monitoramento 24 horas, substituídos equipamentos, haverá ainda aumento de efetivo de segurança no local e qualificação da equipe da segurança”, completou a assessoria, através de nota.
 
Desde a semana passada, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá passou a atender as ocorrências de roubos de residência com emprego de violência no local do crime. “Vamos atender ‘in loco’ todas as ocorrências de roubos com restrição de liberdade da vítima. Já estamos desde o começo desta semana deslocando equipes no local, no momento que o crime ocorre. O roubo e o latrocínio são crimes que realmente chocam a sociedade e causam uma sensação de insegurança maior”, disse a delegada titular da Especializada, Luciani Barros Pereira de Lima.
 
A delegada Luciani Barros ressalta que o atendimento é prioritário aos crimes de roubos em residências com restrição da liberdade da vítima, ou seja, com emprego de violência. Mas o trabalho também deverá ser estendido, em breve, para os roubos no comércio. “Hoje o foco prioritário é o roubo a residência. Muito em breve vamos estar nos estruturando para atender o comércio, até mesmo porque muitas quadrilhas que efetuam os roubos a residências são as mesmas que praticam o roubo no comércio”, destacou.

Procurada, assessoria da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso informou que atua com inúmeras ações integradas para o combate a criminiladidade e destaca ainda que o Governo do Estado trabalha para ampliar o efetivo da segurança.

Confira a íntegra:

"O  aumento nos casos de roubo vem sendo combatido com ações integradas, reforço no efetivo e investimentos em melhores condições de trabalho e mobilidade para as forças policiais. Recentemente, lançamos uma ofensiva direcionada ao enfrentamento desta questão: uma nova versão da modalidade de ação que denominamos Bairro Seguro, que já havia sido empregada com sucesso contra os crimes de homicídio, mas desta vez com foco nos crimes patrimoniais. Em apenas 24 horas, prendemos 386 pessoas em todo o Estado. O novo modal foi desenvolvido pelos profissionais de Segurança Pública em todos os níveis: estratégico, tático e operacional. Os resultados já se fazem sentir e deverão ser mais perceptíveis ao longo do segundo semestre. É importante lembrar que até o final de setembro serão incorporados ao nosso efetivo um total 1.340 novos policiais militares, que irão contribuir para reforçar nossa atuação".

*Atualizada em 22/08/2016
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet