Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Suspeita de maus tratos

Delegado avalia exumação e exames revelam lesões internas em criança de cinco anos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Delegado avalia exumação e exames revelam lesões internas em criança de cinco anos
O delegado Eduardo Botelho, da Delegacia Especializada na Defesa da Criança e Adolescente de Cuiabá (Deddica), não descartou que a criança de cinco anos, identificada como H.G.A., tenha sido espancada pelo pai biológico antes de morrer. O responsável pelo caso aguarda o laudo completo de necropsia e avalia ainda exumar o corpo do menino. O exames apontaram lesões internas no garoto.


Leia mais:
Laudo aponta morte por infecção de criança com suspeita de ter sido espancada pelo pai
 
O delegado explicou nesta segunda-feira (22) que o conselho tutelar teve contato com pessoas próximas da família. Elas relataram que os maus tratos aconteciam muito antes da tragédia, do último domingo (21), quando o garoto veio a óbito no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).
 
“É muito cedo para se afirmar se a morte foi por espancamento. O médico responsável por elaborar o laudo disse que apesar da vítima não possuir lesões externas, possuí internas no estômago e aparelho intestinal. Isso pode indicar uma queda muito brusca, alguma lesão provocada por instrumento contundente ou pancada significativa”, argumentou o delegado.
 
Ainda conforme o delegado, o exame também não aponta que houve violência sexual: “Não apareceu nenhum indício. Mas isso não quer dizer que também não houve”. Até agora, três pessoas foram ouvidas (avós e a diretora da escola). Em depoimento à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a mãe continua acreditando na versão do pai, de que a criança caiu da cama.
 
“Não posso descartar nenhum possibilidade. Existe pouco tempo que o caso aconteceu. O fato do pai ter fugido do local quando a morte foi anunciada causa estranheza. Há relatos de que os maus tratos não são recentes, acontecem há meses. O acúmulo, inclusive, pode ter causado a morte”, explicou o delegado.
 
A exumação do corpo, se necessária, não está descartada pelo responsável. A mãe ainda teria dito que batia na criança, mas com palmadas e de forma leve com a intenção de corrigir. “Todas as pessoas da casa serão ouvidas, inclusive os irmãos mais novos da criança, que podem também ter sofrido alguma coisa”, finalizou Eduardo Botelho.
 
O caso
 
Uma criança de apenas cinco anos, identificada como H.G.A., morreu no último domingo (21), após dar entrada no Pronto-Socorro de Cuiabá (PSMC). A vítima tinha vários ferimentos por todo o corpo e a suspeita é que ela tenha sido espancada. As investigações da Polícia Judiciária Civil (PJC) apontam que o pai biológico seria o principal suspeito, segundo apontou a familia.
 
Conforme as informações iniciais, a criança morava no bairro Doutor Fábio II e deu entrada no hospital no sábado (20). O garoto teria ferimentos no tórax, cabeça e estava com laceração no fígado, o que corroboraria a suspeita de espancamento. No domingo, ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
 
A mãe ficou desesperada ao receber a notícia da morte do filho. O pai biológico da criança, apontado como o principal suspeito, sumiu após a confirmação do óbito. O avô do menino foi quem apontou o homem, que não foi identificado, como o possível autor do crime. Ele teria desaparecido logo depois de engravidar a mãe do menino e só retornou há pouco tempo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet