Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Auto escolas

Presidente do Detran avalia que testes diminuirão irregularidades

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso ( Detran), Teodoro Dóia Moreira Lopes, disse em entrevista ao programa Ponto de Vista, na noite deste domingo (9), que avalia como de extrema importância os exames de avaliação de desempenho para examinadores e instrutores de auto-escolas.


 Dóia defende isso diante das irregularidades encontradas nos Centros de Formação de Condutores (CFC) do Estado com o despreparo e falta de capacitação de quem exerce as duas funções. A situação, segundo ele, já fez com que inúmeras CFCs fossem notificadas.

O presidente avalia que é importante manter um sistema de avaliação do desempenho para verificar o desenvolvimento de competências fundamentais, técnica e didática dos instrutores e examinadores de trânsito em atividade. A resolução 321, que determina a prova, já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A data da primeira avaliação ainda não foi definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e serão distribuídas por meio eletrônico aos Departamentos de Trânsito de cada Estado que darão suporte para aplicação.

Os testes de avaliação serão obrigatórios e a nota mínima exigida é sete. O profissional que não atingir a meta deverá será afastado das funções e passar por curso de reciclagem.

Além disso, referente as principais funções do Detran em Mato Grosso, o presidente ressalta que a população, muitas vezes, tem uma visão equivocada das responsabilidades e competência que cabe ao órgão. Dóia explica que o papel do Detran é fazer o controle dos veículos, a emissão de documentos, emissão de carteira de habilitação, fiscalização e educação de trânsito, o que faz ficar parecido com um “cartório”, pois emite documentos.

No entanto os problemas que envolvem o departamento seriam mais externos do que internos. Ele destaca ainda que a imagem ruim dada ao órgão é, em grande parte, por conta das taxas e multas aplicadas aos proprietários de  veículos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet