Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Simon critica Lula e volta a pedir afastamento de Sarney

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou hoje a interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na crise envolvendo o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e voltou a pedir a saída do presidente da Casa.


"O presidente Lula, eu tenho que dizer aqui. Eu vi os ministros militares, (...) mas eu nunca tinha visto uma intervenção tão grosseira, tão sem pudor como essa que o presidente Lula está fazendo em relação ao presidente Sarney", disse.

Segundo o senador, Lula está cometendo um equívoco ao interferir em defesa de Sarney. "O que será que passa pela cabeça dele? Isso é forma de agir? (...) Não consigo entender onde o presidente Lula quer chegar", disse.

O senador também criticou os arquivamentos das acusações contra Sarney no Conselho de Ética. Para ele foi uma reunião "triste". "Pelo menos finja, pelo menos faça o ritual. (...) Não. Pura e simplesmente arquiva-se", disse.

Na semana passada, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivou 11 denúncias e representações contra Sarney.

Para justificar os arquivamentos, Duque utilizou pareceres da consultoria do Senado indicando que faltam provas e documentações e que as denúncias são baseadas em notícias de jornal.

Como presidente do órgão, ele tem a prerrogativa de pedir sumariamente o arquivamento dos pedidos de investigação se considerar, entre outras coisas, que as denúncias relacionadas referem-se a período anterior ao mandato ou se forem manifestamente improcedentes.

Senadores da oposição, no entanto, já recorreram hoje do arquivamento de três denúncias. O DEM e o PSDB prometem recorrer até quarta-feira das demais decisões tomadas por Duque em favor de Sarney --quando termina o prazo para os recursos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet