Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

evitar acidentes

Cuiabá cria espaço exclusivo para motos próximo a semáforos e faixa de pedestres

Foto: Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá

Cuiabá cria espaço exclusivo para motos próximo a semáforos e faixa de pedestres
Uma nova sinalização com espaço exclusivo para motociclistas está sendo implementada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá nas Avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).


Leia mais:
TCE investiga sistema de avaliação de recursos de multas da Semob


O local é indicado para os condutores posicionarem suas motos à frente dos automóveis e abrange uma faixa de quatro metros que antecede a faixa dos pedestres. O objetivo da Semob é evitar que novos acidentes ocorram principalmente durante a arrancada dos veículos na hora em que o semáforo fica verde.

Até agora já foram criados quatro espaços destinados para as motos. Eles estão localizados nas esquinas da Prainha com a Generoso Ponce; com a Getúlio Vagas, e com as ruas Campo Grande e Voluntários da Pátria, inicialmente no sentido bairro-centro. O planejamento da Semob inclui a instalação de 18 destes espaços (nos dois lados da avenida) entre as esquinas da Prainha com a Dom Aquino e da Avenida do CPA com a Vereador Juliano da Costa Marques (próximo ao Shopping Pantanal).

 “É um projeto feito pela Engenharia da Semob com base na análise de indicadores de segurança de tráfego dos especialistas. Os estudos estão em vários trabalhos acadêmicos e já foram colocados em prática em grandes capitais, como São Paulo e Belo Horizonte”, explicou o secretário Thiago França.  

Resposta da sociedade

França ressaltou que, inicialmente, o projeto é em caráter experimental e a manutenção dos espaços para os motociclistas vai depender da resposta da sociedade. Ele também pede a atenção dos motociclistas, para que não avancem antes do sinal abrir, para não por em risco a segurança dos pedestres.

 “A Semob está aberta às respostas da sociedade. Vamos analisar, acompanhar, olhar como é a resposta. Em função disso, poderemos expandir para outros corredores importantes, como a Avenida Fernando Corrêa da Costa”, complementou o secretário.

Nova faixa de ônibus

Também está prevista a expansão dos corredores exclusivos para os ônibus, com uma nova faixa que será criada na Avenida do CPA. Atualmente existem faixas exclusivas localizadas no centro e centro-sul da cidade que somam um total quatro quilômetros de sinalização.  A nova faixa de ônibus será implantada nos dois sentidos da Avenida do CPA entre as Avenidas Mato Grosso e a Vereador Juliano Costa Marques (Próximo ao Shopping Pantanal) e terá seis quilômetros de extensão.

A sinalização da faixa exclusiva dos ônibus também foi reforçada com a inscrição da legenda ÔNIBUS e que está sendo pintada no asfalto a cada 80 metros. Os motoristas que precisam entrar na faixa para fazer a conversão à direita, devem prestar atenção que, ao final da linha contínua, começa uma linha tracejada e é neste ponto que o condutor poderá entrar na faixa para fazer a conversão, obviamente fazendo a indicação com o uso da seta.
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet