Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Política MT

novo icms

Setor produtivo mato-grossense apresenta 'apoio' à reforma tributária

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Setor produtivo mato-grossense apresenta 'apoio' à reforma tributária
As associações representativas do setor produtivo de Mato Grosso apresentaram "apoio" para a reforma tributária proposta pelo Governo do Estado e que deverá ser encaminhada em breve para a Assembleia Legislativa. A minuta do projeto de reforma tributária está sendo discutida pelo Executivo com 18 setores econômicos.

 
Segundo informou o Gcom, o "apoio" foi declarado durante reunião na quarta-feira, 16 de novembro, entre as associações mato-grossenses de produtores de soja e milho (Aprosoja), de algodão (Ampa), de sementes (Aprosmat) de criadores (Acrimat), e de criadores de suíno (Acrismat) com o governador Pedro Taques (PSDB).

Leia mais:
Comércio pede escalonamento de novo ICMS na reforma tributária
 
Mato Grosso possui hoje nove maneiras diferentes de se cobrar tributos e alíquotas que vão de 2% a 35%. O que torna o sistema tributário do Estado um dos mais complexos do Brasil. A reforma tributária realizadas em Mato Grosso conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGC) e é feita em cima de cinco diretrizes: simplificação, isonomia, neutralidade, transparência e arrecadação. A união destas diretrizes é chamada de SINTA.
 
Na reunião os representantes do setor produtivo reforçaram a necessidade de mais transparência fiscal e de implantação de um novo sistema em 2017.
 
A minuta do projeto da reforma tributária está sendo discutida com 18 setores produtivos e conforme o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, o intuito é ouvir as demandas e preocupações dos setores para a construção do texto final a ser envidado para a Assembleia Legislativa.
 
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José Bernardes, afirma que todas as reformas são necessárias para reequilibrar a situação financeira do Estado e assim retomar o crescimento econômico. "Esperamos que com a reforma possamos trazer outras indústrias para Mato Grosso".
 
A necessidade de mais transparência fiscal também foi um ponto levantado pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Endrigo Dalcin, que revela que a entidade conta com um corpo técnico que acompanha "ponto a ponto" da reforma tributária.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, Mato Grosso está diante de um "grande desafio", o que leva a necessidade de debater o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet