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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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Proprietários de estacionamentos em Cuiabá dizem que Faixa Verde irá aumentar clientela

Foto: Cuiabá

Estacionamento localizado na rua Cândido Mariano, em Cuiab

Estacionamento localizado na rua Cândido Mariano, em Cuiab

Proprietários e gerentes de estacionamentos da região central de Cuiabá dizem que a implementação da Faixa Verde em Cuiabá fará com que os estacionamentos recebam ainda mais clientes. O projeto, que ainda não começou a ser implementado, teve edital de concessão publicado em janeiro deste ano.


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Para os proprietários, como a prefeitura não pode garantir a segurança dos veículos, a Faixa Verde será um “serviço inútil” e os condutores vão continuar procurando por estacionamentos cobertos.

“Acho que vai melhorar o negócio, porque aqui está coberto, faixa verde não tem ninguém cuidando. E a faixa verde parece que vai ser pouca diferença do que eu cobro. Porque tem cliente meu que se ele ficar cinco minutos eu não cobro o valor integral, eu cobro menos”, afirmou Candelário Júnior, gerente de um estacionamento na rua Cândido Mariano, no centro histórico de Cuiabá.  

O valor da tarifa na Faixa Verde, por hora, deverá ser de R$ 2,50 para automóveis e de R$ 1,50 para motocicletas (com período mínimo de 30 minutos, pagando o valor proporcional). Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Proprietários de Estacionamentos (Abrapark), Cuiabá é a capital com o quinto maior valor de estacionamento no país. Em média, estacionar em Cuiabá custa R$ 10 por hora.

Apesar disso, é possível encontrar preços menos “amargos”. Em regiões menos movimentadas da cidade, os estacionamentos cobram entre R$4 a R$6 a hora. O empresário Carlos Bomfin, proprietário de um estacionamento próximo a sede da prefeitura, conta que já trabalhou durante o projeto “faixa azul” nos anos 1990. Para ele, a faixa verde pode valorizar ainda mais o serviço que oferece.

“Não vai melhorar porque a pessoa vai pagar por um serviço que ele não vai ter. O diferencial aqui é a segurança, aqui você está na sombra, tem alguém cuidando do seu carro. Você acha que ele vai por na rua? E se acontecer um sinistro no carro dele, a prefeitura vai ressarcir dele? Não vai. É um serviço inútil”, afirmou.

Com a Faixa Verde, serão oferecidas 1.500 vagas de estacionamento: 1.200 para automóveis e 300 para motocicletas.  São 300 vagas a mais em relação ao antigo sistema que foi suspenso em 2012 depois que foi extinto a concessão. Na época, o valor era cobrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Estacionamento subterrâneo

Uma das propostas do prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), é construir estacionamentos subterrâneos no centro histórico da capital. Para o candidato, a ideia é assimilar a conclusão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), uma vez que o novo modal mudaria totalmente a conclusão do trânsito na capital. Conforme a proposta, os dois estacionamentos seriam construídos no subterrâneo da Praça Alencastro e da Praça da República. 
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