Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Temor

Rio Coxipó sobe três metros e inunda casa de moradores; veja fotos

21 Nov 2016 - 17:05

Da Redação - Wesley Santiago/André Garcia Santana

Foto: Reprodução

Rio Coxipó sobe três metros e inunda casa de moradores;  veja fotos
A forte chuva que caiu sobre a região de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), na madrugada desta segunda-feira (21), resultou no aumento do volume das águas do Rio Coxipó, que subiu 3 metros, assustando as comunidades que vivem a suas margens, em Cuiabá. Na Zona Rural, moradores das proximidades estão desalojados e aguardam pela ajuda de equipes do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil da Capital informou que ainda não há informações sobre desabrigados na cidade.


Leia mais:
Água atinge quase o limite de córregos e assusta moradores e motoristas em Cuiabá; vídeo
 
De acordo com o chefe do órgão, Pedro Zanetti, cerca de seis mil famílias vivem às margens do Rio. Ele explica que para os casos registrados em propriedades rurais, além dos Bombeiros, a Defesa Civil do Estado também pode ser acionada, uma vez que a situação demanda equipes maiores e equipamentos diferenciados.
 
“Começou com a cabeceira do rio lá em Chapada e veio descendo. Estamos monitorando agora, no aguardo pra ver o que acontece. Até o momento não há alerta de risco para o Rio Cuiabá ou para o trecho do Coxipó que passam pela cidade”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá ao Olhar Direto. O Corpo de Bombeiros confirmou que o Rio dos Peixes subiu e atingiu algumas residências. O prejuízo foi apenas material
 
Em Cuiabá, a chuva que cai desde a madrugada desta segunda-feira (21) fez com o que o volume de água em alguns dos córregos da capital mato-grossense atingisse quase o limite. Por conta disto, motoristas que trafegavam ao lado deles e também moradores se assustaram com a situação, principalmente com o medo de que eles transbordassem. A Defesa Civil do município monitora a situação desde a manhã.
 
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, o pluviômetro (instrumento que mede a quantidade de chuva) instalado no topo do prédio da prefeitura registrou 62mm de chuva desde às 05 horas da manhã, quando teve início a precipitação: “É uma chuva boa, mas com intensidade baixa. Foi bem distribuída. Se caísse tudo isto de uma vez, teríamos problemas”.
 
Chapada
 
Parte do asfalto recém-construído da MT-020 foi destruído na data de hoje (21), na comunidade de Água Fria, um distrito pertencente ao município de Chapada dos Guimarães, a 64 km de Cuiabá.  O trecho, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra), passa por obras de asfaltamento desde o mês de março deste ano. Para apurar as circunstâncias da situação, o gestor da pasta, Marcelo Duarte, determinou que seja instaurado procedimento administrativo.
 
Uma das pistas que dá acesso ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na MT-251, ficou interditado na manhã de hoje em decorrência de um deslizamento de terra registrado no 'Paredão do Portão do Inferno' por causa da chuva. A informação foi confirmada pelo tenente Carlos Sanches, do Batalhão de Trânsito.  Conforme o oficial, o deslizamento é considerado pequeno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet